O Sindicato dos Frentistas de Jundiaí se engajou no outubro rosa, campanha mundial com foco no diagnóstico e prevenção do câncer de mama. A doença é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, e a detecção precoce é fundamental para o tratamento e a cura.
Lançada no início do mês de outubro, a ação do Sinpospetro-Jundiaí promoveu a distribuição diária de mensagens com a temática do autocuidado e valorização da autoestima feminina.
“Fizemos da presença de mulheres no sindicato uma oportunidade para que elas sintam acolhidas e entendam a importância de realizar os exames preventivos”, explica Marcela Cristina.
A funcionária do sindicato é uma das idealizadoras da ação que inclui também a distribuição de guloseimas e brindes personalizados. Marcela é também a criadora das frases da campanha: “O cuidado consigo mesma é primeiro passo para uma vida feliz” é uma delas.
Os recados ficam disponíveis em uma caixa de cor rosa instalada na sala de entrada do sindicato. No espaço, decorado com balões e adesivos que remetem à campanha, as mulheres aproveitam a experiência para conversar e refletir sobre o tema.
De acordo com Daniel, mais 50 mulheres já participaram da atividade, que se encerra no dia 31 de outubro. Entretanto, o sucesso da iniciativa levou a equipe do sindicato a se decidir pela continuidade da proposta, que passará a integrar o calendário da entidade para as ações do outubro rosa.
“O objetivo é que a cada ano a gente consiga ampliar o alcance das informações sobre o câncer de mama e, assim, convencer mais mulheres a fazerem seus exames”, diz Daniel.
O Sindicato
Fundado em 1996, o Sinpospetro -Jundiaí representa aproximadamente 1.500 trabalhadores. Aproximadamente 30% dos trabalhadores da categoria são mulheres, segundo o presidente sindical.
Saiba mais sobre o sindicato em www.frentistajundiai.com.br
Leia também: Trabalhadores da Elka Plástico lutam por aumento real