
Filiação do Sindserv Guarujá à Força Sindical
Continua a campanha, em nível nacional, por autoridades, empresas e mídia, de desmoralização dos servidores e do serviço público, a fim de terceirizá-lo ou privatizá-lo.
A queixa é do presidente nacional da central Força Sindical (FS), Miguel Torres, que esteve no sindicato dos funcionários da prefeitura de Guarujá (Sindserv), na manhã desta sexta-feira (21).
Com a cúpula nacional, estadual e regional da FS, ele participou da solenidade de filiação da entidade à central. “Temos que combater esse movimento difamatório e privatizante”.
Marco regulatório
Miguel saudou o retorno do Sindserv à FS e lembrou que os setores de maior aderência atualmente à central são os dos servidores e dos trabalhadores em transportes.
Ele ressaltou a necessidade de aprovação do chamado ‘marco regulatório’ feito em 2023 pela CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e enviado ao governo em forma de anteprojeto.
Baseado na convenção 151-1978 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e aprovado em congresso nacional da CSPB, o ‘marco’ visa regulamentar as negociações e acordo coletivos no setor.
Sindical e partidária
O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade SP), também presente, falou sobre o momento difícil do sindicalismo, em todos os setores, e destacou a necessidade de união.
O presidente da CNTTT (confederação nacional dos trabalhadores em transportes terrestres) e do sindicato dos rodoviários de Santos, Valdir Pestana, concordou com o parlamentar.
“Diante da conjuntura, devemos fazer política não apenas sindical, mas também partidária”, disse ele, que também preside a Fttresp (federação dos trabalhadores em transportes rodoviários do estado de São Paulo).
Unidade de servidores
O coordenador estadual da FS para o funcionalismo, Fábio Pimentel, presidente do sindicato dos servidores estatutários de Santos, destacou a unidade do setor na baixada santista.
Segundo ele, já fazem parte da central praticamente todos os sindicatos de trabalhadores públicos da região. “E os mais importantes, têm datas-bases bem próximas, o que possibilita uma luta conjunta”.
O coordenador da central na região, Herbert Passos, presidente do sindicato dos trabalhadores na indústria química, também saudou a filiação do Sindserv à central.
Servidores e celetistas
O presidente do sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos), Ramilson Manoel, falou sobre a unidade do funcionalismo com os celetistas.
O presidente do Sindserv, Zoel Siqueira, bastante entusiasmado com o sucesso da solenidade, disse que sua diretoria “está no caminho certo do sindicalismo de lutas e conquistas”.
Participaram da mesa o vice-prefeito Toninho Salgado e o vereador Vargas (Solidariedade), João Carlos ‘Juruna’, secretário nacional da FS, e Adriano ‘Pixoxó’, presidente do sindicato dos servidores de Praia Grande.
O Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura do Guarujá (Sindserv), presidido Zoel Siqueira, oficializou, nesta sexta-feira (21) a filiação à Força Sindical.
Leia também:
STF dá ganho de causa ao Sindserv contra prefeitura do Guarujá