PUBLICADO EM 16 de jun de 2021
COMPARTILHAR COM:

SindSaúde-SP 32 anos: “a defesa do SUS foi o que fez esse Sindicato ser grande”

Dando continuidade às comemorações de aniversário do SindSaúde-SP, que completará 32 anos de história na próxima sexta-feira, 18 de junho, no segundo vídeo trazemos o depoimento do secretário-Geral Adjunto, Benedito Augusto, o Benão, que ocupou a presidência da entidade de 2007 a 2012.

Benão lembra que um dos pilares mais importantes na construção do Sindicato foi a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das principais conquistas da população brasileira incluídas na Constituição de 1988. “A defesa do SUS foi o que fez esse Sindicato ficar grande”, frisou.

Sobre as conquistas das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, o dirigente rememora duas das principais pautas: a jornada de 30 horas e a incorporação da Gratificação Especial por Atividade Hospitalar em Condições Especiais de Trabalho (GEAH).

“Uma das principais pautas históricas foi a redução da jornada para 30 horas (semanais). Foi uma coisa muito forte para nós, pois era uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A gente discutia com a base e ela mesma olhava como sendo algo difícil, porque não tinha no país, olhando horizontalmente, nenhuma categoria fazendo 30 horas. Era meio vanguarda”, disse.

Ao fim do vídeo, veja o depoimento do presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Douglas Izzo, a respeito dos 32 anos do SindSaúde-SP.

Comemorações

Desde ontem até a próxima sexta-feira, você poderá acompanhar em nosso site e redes sociais uma série de vídeos lembrando a trajetória do SindSaúde-SP pela voz de quem ajudou a construir o Sindicato: as trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública do estado de São Paulo.

Ontem, foi publicado vídeo com depoimento da secretária-Geral da entidade, Célia Regina Costa, que ocupou a presidência de 2004 a 2006. Célia relembra que a história do Sindicato começou com a luta democrática do país, com a Constituição de 1988. Para assistir ao vídeo dela, clique aqui.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo – SindSaúde-SP

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS