PUBLICADO EM 08 de set de 2023
COMPARTILHAR COM:

Sindicatos fazem ações de apoio às vítimas de temporais no RS

Sindicatos em campanha de solidariedade a atingidos pela enchente/Foto: Marinha do Brasil/RS

Sindicatos em campanha de solidariedade a atingidos pela enchente/Foto: Marinha do Brasil/RS

Sindicatos em campanha de Solidariedade! A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) orienta os sindicatos de sua base a se mobilizar para apoiar as ações de socorro às vítimas dos temporais que estão atingindo a região Sul do Brasil, especialmente o estado do Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa é coordenada pelo Coletivo Sindicato Solidário da Contraf-CUT, formado pelos secretários de Combate ao Racismo, Almir Aguiar (coordenador); de Organização do Ramo Financeiro, Magaly Fagundes; e de Políticas Sociais, Elias Jordão.

Sindicatos em campanha de solidariedade a atingidos pela enchente

Sindicatos em campanha de solidariedade a atingidos pela enchente

A Força Sindical no Estado está fazendo uma campanha com seus filiados para solidariedade e apoio aos atingidos. Seus sindicatos estão sendo orientados a arrecadar doações e a se empenharem e colocar a disposição suas entidade para o apoio aos atingidos pelas catástrofe.

Calamidade

Até o momento, foram registradas 41 mortes em consequência da catástrofe natural, 41 delas no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. Em Porto Alegre, o Instituto Médico Legal atua com uma força-tarefa para a necropsia, identificação e liberação dos corpos de 22 vítimas fatais. Outra dificuldade enfrentada pelas famílias, nesse momento de profunda dor, é que muitas localidades ainda não alcançaram condições para que velórios e sepultamentos sejam realizados. Há ainda 25 pessoas desaparecidas.

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul deixou cerca de 10 mil pessoas desalojadas. Foto: Defesa Civil/RS-Ag. Brasil
Ao todo, 80 municípios do estado foram atingidos. Segundo registros oficiais, 2.384 pessoas ficaram desabrigadas (precisam de abrigos públicos) e 3.953, desalojadas (estão na casa de parentes ou amigos). No entanto, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou em rede social que o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas chega a 10,5 mil. A queda de antenas também tem dificultado a comunicação.

As cidades mais afetadas, que registraram óbitos, vítimas das violentas enxurradas, são Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Ibiraiaras, Imigrante, Lajeado, Mato Castelhano, Muçum, Passo Fundo, Roca Sales e Santa Tereza.

As campanhas Sindicato Solidário visam organizar ações das entidades sindicais filiadas à Contraf-CUT, em apoio a pessoas em necessidade ou vítimas de catástrofes, como a ocorrida no Sul do Brasil. Saiba mais sobre Sindicato Solidário em: https://sindicatosolidario.com/

Sindicatos em campanha de solidariedade a atingidos pela enchente

Sindicatos em campanha de solidariedade a atingidos pela enchente

Sindicato dos Bancários e Comerciários de Porto Alegre

O Sindicato dos Bancários dos Bancários de Porto Alegre e Região  que está atuando na campanha e pede que bancárias e bancários, que desejarem e puderem, façam doações.

Nilton Neco, presidente do Sindicato dos  Comerciários de Porto Alegre também orientou seus associados e membros da categoria a prestarem solidariedade. Segundo Neco “Já arrecadamos 200 kits de higiene que estamos entregando no posto de coleta no palácio Piratini sede do governo amanhã as 10:30 em nome da Forca Sindical e Sindec.

Todo o material arrecadado está sendo levado aos postos da Defesa Civil gaúcha para entrega às pessoas em necessidade.

Os itens mais necessários no momento são alimento, água potável, roupa, material de limpeza e de higiene pessoal.

Outro pedido é por voluntários, com ferramentas como pás e vassouras, para contribuir com a com remoção de lixo e lama, além de limpeza.

As doações devem ser entregues na sede das entidades:

Sede do Sindicato dos Bancários: Rua General Câmara, 424, em Porto Alegre. .

Sede do Sindicato dos Comerciários: Rua General Vitorino, 113, Porto Alegre

Defesa Civil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou uma lista de locais onde doações podem ser entregues. Confira:

Palácio Piratini: Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre

Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff): av. Borges de Medeiros, 1501, Centro, Porto Alegre (na portaria e na Central de Doações)

Secretaria da Segurança Pública: av. Pernambuco, 649, Navegantes, Porto Alegre

Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete): r. Gonçalves Dias, 700, Menino Deus, Porto Alegre

Prédio do Daer e da Procuradoria-Geral do Estado: av. Borges de Medeiros, 1555, Praia de Belas, Porto Alegre

Palácio da Polícia Civil: av. João Pessoa, 2.050, Porto Alegre

Cruz Azul: r. Mostardeiro, 233, Rio Branco, Porto Alegre

Verte Saúde: r. dos Andradas, 846, Centro, Porto Alegre

Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar

Delegacias de polícia

Prefeituras de todo o estado

Agências do Banrisul no estado

Unidades do Sesc

Supermercados da Rede Zaffari/Bourbon

Leia também: Trabalhadores da Volvo começam luta por PLR

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS