PUBLICADO EM 24 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

Sindicatos fazem passeata, em Santos, contra reforma da previdência

Entrevistas à imprensa, distribuição de panfletos, comunicados nas redes sociais e outros recursos são utilizados na convocação da passeata sindical, nesta quinta-feira (24), contra a reforma da previdência.

Faixa de quatro metros, da Aposintra, para o protesto, que terá também uma plenária

Antes da passeata, haverá uma plenária de sindicatos, aposentados, trabalhadores da ativa e interessados, às 9 horas, no sindicato dos operários portuários (Sintraport), na Rua General Câmara, 258.
Embora referente ao dia nacional dos aposentados, o evento tem muito mais a ver com os trabalhadores ainda em atividade, principais vítimas da anunciada reforma.

Sintraport
O presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado ‘Miro’, diz que a reforma “praticamente impedirá que os trabalhadores se aposentem, diante dos muitos impedimentos já anunciados”.
Outro problema, para o sindicalista, será a administração dos recursos previdenciários não mais pelo estado, mas sim pelo sistema financeiro nacional e estrangeiro.
“Você já viu banco facilitar a vida de alguém?”, pergunta Miro. “Ao contrário, os bancos atuam na concentração da riqueza por parte da elite econômica e no aprofundamento da miséria do povo”.

Aposintra
O presidente da associação dos aposentados e pensionistas do sindicato (Aposintra), Luiz Augusto de Almeida Filho, acredita que a participação na passeata “superará as expectativas”.
A associação confeccionou uma faixa de quatro metros com um grande ‘não’ à reforma da previdência e ao ‘achatamento’ das aposentadorias, pensões e salários da ativa.
A faixa também condena a extinção do ministério do trabalho e da justiça
trabalhista: “A política ultraliberal do governo precisa ser combatida em todas as frentes”, diz Luiz Augusto.

Sindserv Guarujá
O diretor financeiro e presidente eleito do sindicato dos servidores municipais de Guarujá (Sindserv), Zoel Garcia Siqueira, defende que “as medidas devem ser combatidas”.
“O Sindserv participa de todos os protestos contra qualquer tentativa de retirada de benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras, em especial do servidor público”.
Para ele, que participou do protesto de segunda-feira (21), em Santos, contra a extinção da justiça do trabalho, “este ano será de muitas lutas contra as propostas governamentais”.
“O novo governo federal já está demostrando que melhorar a vida do trabalhador e do povo não é sua prioridade”, diz Zoel, que não irá à passeata por estar em viagem.

Servidor Praia Grande
O presidente do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, estará na passeata com outros diretores.
“Estaremos em todos os protestos do movimento sindical contra os ataques aos direitos dos trabalhadores, especialmente dos servidores. Guerrearemos até o final da batalha e da guerra”.
Adriano ‘Pixoxó’ e seus diretores também participaram do protesto em defesa da justiça do trabalho. A passeata sairá da sede do sindicato, percorrerá ruas do Centro e se concentrará na Praça Mauá.

Sindicatos presentes
Participarão da passeata os seguintes sindicatos: Consertadores, empregados na administração portuária (Sindaport), empregados terrestres em transportes aquaviários e operadores portuários (Settaport)…
…estivadores, jornalistas, operadores de guindastes e empilhadeiras (Sindogeesp), operários portuários (Sintraport), petroleiros (Sindipetro), professores do ensino oficial do estado de São Paulo (Apeoesp)…
…químicos (Sindquim), rodoviários (Sindrod), servidores estatutários de Santos (Sindest), servidores municipais de Guarujá (Sindserv), servidores municipais de Praia Grande…
…trabalhadores do correio (Sintect), trabalhadores em estabelecimentos de saúde (Sintrasaúde), trabalhadores em hotéis, bares e restaurantes (Sinthoress)…
…trabalhadores na indústria da alimentação e urbanitários (Sintius), trabalhadores na construção civil (Sintracomos), Aposintra, federação interestadual de metalúrgicos do Brasil (Fitmetal), entre outros.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS