PUBLICADO EM 27 de jun de 2019
COMPARTILHAR COM:

Químicos: Conferência Mundial fortalece redes de trabalhadores do setor

A Conferência Mundial do setor Químico e Farmacêutico da IndustriALL Global Union, Federação internacional de trabalhadores da indústria, acontece de 25 a 27 de junho, em Istambul, na Turquia.

A Conferência Mundial para os Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas começou nesta terça-feira (25), em Istanbul, na Turquia, com a presença de sindicalistas de diversas partes do mundo.

No primeiro dia do evento, os dirigentes discutiram a importância das redes que ajudam a manter conectados trabalhadores de empresas do setor farmacêutico, como Sanofi, Takeda e Bayer. Paralelamente, aconteceu o encontro mundial dos funcionários da Basf.

Entre os temas debatidos estão os desafios relacionados às violações dos direitos dos trabalhadores, aumento do trabalho precário, riscos com fusões e aquisições, digitalização e Indústria 4.0, além da saúde e da segurança. “Os debates vão abordar ainda a democracia e os ataques as instituições, inclusive, sobre a prisão do ex-presidente Lula”, afirma Sérgio Luiz Leite, Serginho, presidente da Fequimfar e 1º secretário da Força.

Serginho, que liderou a delegação da Fequimfar/Força Sindical, destacou também em sua fala os ataques sofridos pelo movimento sindical brasileiro, a precarização dos direitos trabalhistas e as mudanças nas aposentadorias. “Estamos diante de um forte ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários e somente com a união dos trabalhadores iremos combater esta ofensiva contra a classe trabalhadora”.

O sindicalista ressalta a importância das redes de trabalhadores. “Elas permitem a colaboração entre Sindicatos de todo o mundo, facilitando a denúncia de abusos e compartilhando experiências de boas práticas trabalhistas e sindicais”, afirma

Além de Serginho, fazem parte da delegação brasileira, Edson Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR, Hebert Passos, presidente do Sindicato dos Quimicos de Santos e coordenador da Secretária Nacional dos Químicos da Força Sindical, Edison Alves, presidente do Sindicato dos Quimicos de Suzano e Carlos Cassiano, presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos de MG.

A Conferência Mundial para os Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas acontece até esta quinta-feira (27).

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS