PUBLICADO EM 15 de dez de 2023
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Projeto Fênix define diretrizes para comunicação sindical

A Fecomerciários divulga os 10 pontos do Projeto Fênix para comunicação sindical

A Fecomerciários divulga os 10 pontos do Projeto Fênix para comunicação sindical

A fim de ampliar a visibilidade dos encaminhamentos do encontro do setor de comunicação do Projeto Fênix, a Fecomerciários divulga os dez pontos que foram discutidos na ocasião com os cerca de 50 participantes, oriundos dos Sindicatos Filiados à Federação e responsáveis pela área.

Realizada dia 12 no Centro de Estudos Jurídicos em Campinas, a reunião relacionada à imprensa teve como coordenadores os diretores da Federação, Luciano Ribeiro (Itu), e João Peres Fuentes (Bragança Paulista). A mesma foi precedida por uma produtiva reunião do grupo da área jurídica. Confira:

  1. O Sindicato precisa se aproximar cada vez dos trabalhadores fazendo uso das mídias tradicionais concomitantemente com as novas mídias.
  2. A ideia é AMPLIAR a comunicação e não SUBSTITUIR. O que já está sendo bem feito (como Jornais Impressos) deve ser mantido, mas seu conteúdo “migrar” também para a Internet, que tem espaço para todos os públicos.
  3. Dirigentes, diretores, funcionários e assessores têm de ter a mente aberta para a necessidade de os Sindicatos serem diários produtores de conteúdo.
  4. O comerciário e o prático de farmácia não podem ficar desatualizados. Vale, para tanto, o uso da linguagem informal com abordagens de temas diferentes.
  5. A comunicação mais dirigida deve ser endereçada aos sindicalizados.
  6. Vale a Diretoria e assessores manterem contato com a imprensa da sua cidade e região. Além de divulgar a imagem do Sindicato, pautar os veículos com ações sindicais, vitórias, prestação de serviços e fornecimento de benefícios.
  7. Visitar as redações (editores e jornalistas) e entregar um Kit Imprensa também contribuem com este trabalho, que é um misto de assessoria de imprensa e relações públicas.
  8. A mesma conduta deve se estender aos veículos da grande imprensa, de acordo com a abrangência da pauta, e, igualmente, Central Sindical a qual o Sindicato é filiado.
  9. Explorar o potencial de comunicação do Sindicato com os comerciários e práticos de farmácia significa usar e abusar das ferramentas que hoje dispomos, aumentando a visibilidade das entidade e, também, a consciência sindical.
  10. Faz parte desta ação comunicativa estimular o trabalhador a participar ativamente opinando e, assim, se relacionando com o Sindicato. O trabalhador precisa ser ouvido!

Motta

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “O aproveitamento do encontro foi excelente! As diretrizes discutidas e aprovadas contribuem para orientar a comunicação na base”.

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