PUBLICADO EM 10 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

Milton Cavalo é o novo presidente do Sindicato dos Aposentados

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Milton Cavalo, é o novo presidente da entidade. O cargo estava vago desde o falecimento de João Batista Inocentini, no domingo (6). A decisão seguiu as regras estatutárias da entidade, sendo tomada pela diretoria nacional operativa

Para Cavalo a tarefa que impõe à sua gestão frente ao sindicato é ade honrar o legado deixado por Inocentini, visando zelar e manter as obras e a imagem construída por ele. “Mas acredito que honrar um legado vai muito além de manter as obras do João”, destaca. “Precisamos dar continuidade a essas obras e fazer com que elas cresçam ainda mais, além de tornar realidade o sonho de chegar a um milhão de associados até o final do mandato, em 2026, que ele sempre expressou.”

Segundo Tonia Galletti, coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato, a escolha de Cavalo seguiu o estatuto que prevê, em caso de vacância do cargo de presidente, que deve ocorrer uma escolha dentre os eleitos para a diretoria nacional operativa em até 30 dias, o que poderia acontecer a qualquer momento dentro deste prazo. “Mas como a reunião de quarta-feira estava marcada anteriormente pensando na ausência do João Inocentini para tratamento de saúde, os diretores entenderam por bem já fazer a escolha ao invés de aguardar um mês para definir o novo presidente.”

Milton Cavalo

Paulista de Pompeia, Milton Baptista de Souza Filho, ou Milton Cavalo, 58 anos, entrou para o movimento sindical em 1979, no auge da onda de greves que impulsionou o sindicalismo no fim da ditadura militar. Naquela época, Cavalo era metalúrgico da antiga fábrica Cobrasma, em Osasco. Fábrica onde se iniciou a famosa greve de Osasco de 1968.

Entrou para a diretoria do Sindicato em 1990, como diretor na chapa de Cláudio Magrão, que foi eleito presidente. Hoje Cavalo é diretor tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Foi coordenador do Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST) de Osasco e é presidente do Centro de Memória Sindical desde 1995.

Antes do sindicalismo, participou do movimento estudantil e foi presidente da União Estudantil de Osasco. Foi também filiado e militante do PCdoB, do PT e atualmente é um importante quadro nacional do PDT. Formado em Administração, ajudou a construir e a desenvolver as cooperativas de crédito do seu Sindicato e também do Sindicato Nacional dos Aposentados, para o qual foi eleito vice-presidente no 6º Congresso, em dezembro de 2021.

 

Leia também:

Aposentados e pensionistas: Governo anuncia antecipação do 13º

 

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Josinaldo José de Barros

    Parabéns a diretoria por indicar o companheiro Cavalo, uma pessoa comprometida com a classe trabalhadora ,tramita em todo meio sindical e político, tem a confiança dos aposentados ,é homem que seguiu o João Inocentini em todos os projetos que fez o sindicato crescer, parabéns meu amigo, não era pra ser desse jeito más nosso amigo João vai estar conosco em todas as lutas, grande abraço.

  • SERGIO BUTKA

    NAO PODERIA TER CIDO INDICAÇÃO MELHOR, TEMOS A CERTEZA DE QUE O COMPANHEIRO CAVALO IRÁ DAR CONTINUIDADE AS POLITICAS ATUAIS DO SINDINAP E AINDA AMPLIA-LAS. CONTE CONOSCO PARA O FORTALECIMENTO DA ENTIDADE NO PARANÁ;

  • Rosana Marani Sacillotto

    Parabéns pela sua nomeação, mais um desafio que tenho certeza que com a sua habilidade e visão, continuará dar continuidade e contribuirá ao trabalho tão honrado do Sr. Inocentine. Boa sorte!

  • Orion Nina Ribeiro Junior

    Parabéns e que Deus o abençoe em sua nova empreitada

  • Francisco Fernando da Costa Ribeiro

    Parabéns presidente Cavalo, que Deus ilumine sua administração juntamente com os demais membros da diretoria do Sindnapi

  • Jose Gonzaga da cruz

    Sucesso ao presidente e a diretoria

  • Edson cogo

    Parabéns cavalo com seriedade os aposentados serão tão bem representado ,como foi o presidente João inocentinI.
    SUCESSO

  • João Batista da costa

    Parabéns companheiro Cavalo, muito sucesso nesta nova tarefa.

QUENTINHAS