Um grande incêndio tomou conta de parte das instalações do navio anfíbio USS Bonhomme Richard (LHD-6), que está atracado na Base Naval de San Diego, na Califórnia. A embarcação tem capacidade para receber grande parte dos helicópteros e caças da marinha dos Estados Unidos, além do tiltrotor V-22 Osprey.
De acordo com a US Navy, a marinha norte-americana, o navio de 257 metros de comprimento estava passando por uma manutenção de rotina no momento do incêndio. Aproximadamente 200 marinheiros e oficiais estavam a bordo, capacidade muito inferior a existente quando a embarcação está em serviço.
Às 6h30 no horário do pacífico (10h30 de Brasília), a marinha confirmou que 57 pessoas, sendo 34 militares e 23 civis, haviam sido transferidos para hospitais locais após inalar fumaça ou por sofrerem ferimentos leves, com apenas cinco marinheiros permanecendo em observação.
Segundo o site Aero Magazine, o navio foi um dos principais meios da esquadra graças a sua enorme capacidade de deslocamento e flexibilidade de uso. Ele foi usado no suporte da Operação Liberdade Duradoura, em retaliação aos ataques de 11 de setembro, onde serviu aos militares entre 1 de dezembro de 2001 a 18 de junho de 2002.
Fonte: Aero Magazine e Fotos Públicas