PUBLICADO EM 04 de out de 2021
COMPARTILHAR COM:

Gilmar Machado ganha prêmio no Maior Festival Internacional de Desenho de Imprensa e Caricatura do Mundo

O Cartunista Gilmar Machado, conhecido como Gilmar, Cartunista das Cavernas, venceu o Grande Prêmio Internacional de Imprensa, o Maior Festival Internacional de Desenho de Imprensa e Caricatura do Mundo: Saint Just le Martel, que comemorava 40 anos.

Gilmar recebeu com muita surpresa e emoção o resultado. “Este prêmio Grand Prix Internacional De La Presse Etrangère é fruto do trabalho com as charges políticas que tenho desenvolvido no Brasil”.

O cartunista agradeceu a organização do Festival de @salon_de_st_just_le_martel e o apoio de @bonfim.joe por trazer essa exposição e mostrar através da charge crítica um pouco do que vivemos no Brasil. “Momento mais que oportuno em que atingimos 1000 dias de governo genocida no poder e mais uma vez o povo na rua pedindo o #forabolsonarogenocida”, completa Gilmar.

Essa é a 40° edição desse Festival que envolve jornalistas, artistas e cartunistas de várias nacionalidades. Neste ano foram 140 cartunistas presentes em várias exposições, sem a pandemia normalmente chega a 200 em 11 dias de evento.

Veja: https://www.instagram.com/tv/CUkD8_noqL2/?utm_medium=share_sheet

A carreira
Gilmar começou sua carreira em 1984, no jornal A Voz de Mauá. Desde então tem publicado em diversos jornais e revistas, como Diário de S. Paulo, Diário do Grande ABC, Jornal do Brasil, A Cidade, Tribuna de Vitória, Diário da Região, Folha de S. Paulo, Você S/A, OPasquim21 e Vida Económica (este último, de Portugal), entre outros. Atualmente publica seus trabalhos no site Rádio Peão Brasil e em seu Instagram.

Autor de seis livros de tiras/quadrinhos, três deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas, o cartunista já teve diversos trabalhos premiados ao longo da carreira, entre eles, em 2003, foi eleito o melhor cartunista brasileiro pelo Troféu HQ Mix, com o livro: “De Quatro”. Em 2006 ganhou pela 1ª vez o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria ilustração, com um desenho para o editorial ‘Matou, Morreu’, publicado no dia 16 de julho daquele ano, no jornal o Hoje.

com informações do Instagram do cartunista

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS