A seção “Publicações” do Portal da Fecomerciários publica o “MANIFESTO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO”, que vai circular no domingo, 28, quando, em reverência à data, será realizado o “Ato e Canto pela Vida”, na Praça Vladimir Herzog, capital paulista, a partir das 11 horas. Apoiadora da iniciativa, a Fecomerciários vai participar do evento por meio do seu Departamento de Educação e Responsabilidade Social.
Trechos do Manifesto
“A data foi instituída pelo movimento internacional de trabalhadores em memória da morte de 78 trabalhadores causada por explosão em uma mina nos Estados Unidos no dia 28 de abril de 1969”.
“Os acidentes e doenças relacionados ao trabalho causam dor, sofrimento e morte! As empresas colocam seus interesses pelo lucro acima de uma real preocupação com a vida, a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras, sem que haja uma firme reação por parte dos órgãos governamentais e da própria sociedade”.
“É hora de unirmos esforços para que, com urgência, seja implementado um efetivo sistema de saúde e segurança, construído com uma ampla participação dos trabalhadores e trabalhadoras, das entidades sindicais e movimentos sociais”.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “Adesões ao documento contribuem para melhorias nas normas de saúde e segurança. Sistemas existem, mas faltam os seus cumprimentos. Somente uma efetiva fiscalização poderá amenizar a situação”.
Leia também:
Fecomerciários divulga cartilha sobre Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem