O Supremo Tribunal Federal (STF) está às vésperas de decidir sobre o Tema 1209, que dispõe sobre a concessão da aposentadoria especial aos vigilantes. Até o momento, a discussão está empatada em cinco a cinco, com o voto de minerva nas mãos do ministro Nunes Marques.
Com a possibilidade de aprovar a aposentadoria especial, o Sindicato dos Vigilantes de São José dos Campos e Região promoveu uma manifestação no sábado (21), pelas ruas do município, com um grande ato na Praça Afonso Pena, região central.
Com faixas e camisetas, a categoria fez um ato ordeiro, sem tumultos e espalhou a mensagem de que todos merecem a concessão da aposentadoria especial.
“Todos os dias, nós saímos cedo de casa e voltamos tarde, sempre sob o risco de acontecer algo que possa ferir nossa integridade física. Portanto, é mais do que justo que tenhamos direito à aposentadoria especial”, afirmou o presidente do Sindicato, Wanderley Gouveia.
“Este tema em discussão no STF é de extrema importância. Não apenas para os trabalhadores da base de São José dos Campos, mas de todo o Brasil”, completou o advogado do Sindicato dos Vigilantes, Dr. Lúcio Falce.
Próximos passos
A ampla repercussão que o caso ganhou nas redes sociais já está movimentando todo o Brasil. “Sindicatos de outras cidades têm entrado em contato conosco, para fazermos dessa uma luta unitária em todo o nosso País”, conclui Wanderley Gouveia.
Leia também: EUA: Acordos históricos para 1.100 enfermeiros em Pittsburgh