PUBLICADO EM 06 de nov de 2026

DIESAT leva plenárias sobre saúde do trabalhador a quatro capitais

Após abertura em São Paulo, DIESAT promove plenárias em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Salvador para debater saúde e segurança no trabalho

DIESAT leva plenárias sobre saúde do trabalhador a quatro capitais

O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) realizará novas plenárias nacionais em quatro capitais brasileiras, durante novembro e dezembro.

Com o tema “Dos Territórios para o Futuro”, os encontros pretendem fortalecer a participação sindical.

Além disso, a ideia é construir propostas para melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores.

As plenárias promoverão debates sobre acidentes, doenças ocupacionais, condições de trabalho e instrumentos de organização coletiva para enfrentar os desafios presentes nos diferentes territórios brasileiros.

A programação também prevê o lançamento do livro Trabalho e Saúde no Brasil, além da construção de compromissos coletivos para fortalecer a atuação sindical na área.

Confira as próximas plenárias:

09 de novembro
Segunda-feira, das 8h30 às 13h
Porto Alegre (RS)
Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre — Rua General Vitorino, 113, Centro Histórico.

10 de novembro
Terça-feira, das 13h às 17h
Florianópolis (SC)
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) — Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro.
12 de novembro
Quinta-feira, das 8h30 às 13h
Curitiba (PR)
Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba — Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3692, Rebouças.
03 de dezembro
Quinta-feira, das 8h30 às 13h
Salvador (BA)
Sindiquímica — Rua dos Marujos do Brasil, 20, Tororó.

As entidades interessadas devem realizar inscrição prévia pelo formulário disponibilizado pelo DIESAT, garantindo participação nas atividades e contribuindo com propostas para a saúde dos trabalhadores.

Faça sua inscrição

Abertura das plenárias em São Paulo

A abertura nacional ocorreu em 5 de novembro, na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, reunindo dirigentes sindicais para debater saúde, segurança e direitos.

Durante o encontro, os participantes destacaram a importância da organização coletiva, da prevenção de doenças ocupacionais e do fortalecimento das políticas públicas de proteção aos trabalhadores.

Além disso, o evento marcou o lançamento do livro Trabalho e Saúde no Brasil, publicação que reúne reflexões sobre os desafios históricos e atuais da saúde laboral.

Força Sindical convoca entidades filiadas

A Força Sindical está mobilizando sindicatos filiados para participar das próximas plenárias, levando experiências, reivindicações e propostas relacionadas à saúde dos trabalhadores.

O presidente da Central, Miguel Torres, destaca a importância da participação sindical na construção de agendas coletivas de saúde.

“É importante divulgar os encontros e mobilizar dirigentes e trabalhadores, fortalecendo a defesa da segurança e das condições dignas. Devemos participar da transformação dos problemas identificados nos locais de trabalho em propostas concretas, ampliando a articulação sindical e a participação social nas políticas públicas.”

Leia também:

Marinho debate regulamentação do fim da escala 6×1

Marinho debate regulamentação do fim da escala 6×1

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

COLUNISTAS

QUENTINHAS