PUBLICADO EM 03 de jul de 2019
COMPARTILHAR COM:

Comunidades Judaicas repudiam homenagem do Exército Brasileiro a soldado das tropas nazistas

Na noite de segunda feira, dia 1º de julho, o Exército Brasileiro, em seu site, prestou tributo ao Major Eduard Ernest Thilo Otto Maximilian Von Westernhagen, oficial alemão assassinado no Brasil em 1968. Segundo o site, o Major “tinha a missão de apresentar ao mundo o valor do Exército da Alemanha, tentando desfazer a imagem negativa deixada na 2ª Guerra Mundial.

O militar integrava o exército nazista na Segunda Guerra Mundial e veio ao Brasil em 1966 para participar de um curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), sendo assassinado em 1968 pelo Comando de Libertação Nacional (Colina), uma guerrilha de esquerda que lutava contra a ditadura militar.

O Exército Brasileiro, ironicamente, lutou justamente contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Pelas redes sociais, internautas expressaram indignação com a homenagem a um militar que integrou o Exército Nazista.

No dia seguinte, 2, diversas entidades da Comunidade Judaica assinaram uma nota, veiculada no site da Conib (Confederação Israelita do Brasil), repudiando a homenagem. A nota diz:

“Estranhamos que, a pretexto de condenar ações armadas no Brasil da década de 60, nosso respeitado Exército Brasileiro tenha decidido homenagear um oficial alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, participou da ocupação da França e da União Soviética, lugares onde as tropas nazistas sabidamente perpetraram crimes contra a humanidade, inclusive e principalmente contra as comunidades judaicas locais. Estranhamos também que a nota não tenha feito menção ao fato de o Brasil ter lutado contra a Alemanha e ao lado dos Aliados naquele conflito. Discutir a História é sempre válido. Mas omitir aspectos fundamentais pode levar a um perigoso revisionismo”.

Além da Conib, assinaram o documento:

CIAM – Comitê Israelita do Amazonas
FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo
Federação Israelita do estado de Minas Gerais – MG
Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro
Sociedade Israelita do Ceará
Centro Israelita do Rio Grande do Norte
FIPE – Federação Israelita de Pernambuco
Sociedade Israelita da Bahia
Associação Cultural Israelita de Brasília
Federação Israelita do Paraná
Associação Israelita Catarinense
FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul

Na mesma linha, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), lançou a seguinte nota:

“A Fierj, Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, lamenta e repudia veementemente a homenagem prestada pelo Exército Brasileiro ao oficial do exército alemão Eduard Ernest Thilo Otto Maximilian von Westernhagen, no dia 01 de julho de 2019, que integrou as tropas nazistas, responsáveis pela morte de mais de 20 milhões de pessoas, dentre elas negros, judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e soldados brasileiros.”

 

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS