Até terça-feira (21), a volta da tarifa de 16% para importação de pneus de carga será publicada no Diário Oficial da União. Essa decisão foi tomada na primeira reunião do novo governo pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), na semana passada, em sua primeira reunião no novo governo.
Segundo o órgão, essa decisão revoga a resolução Gecex nº 148, de 20 de janeiro de 2021, que havia zerado a tarifa para a importação de cinco modelos de pneus de carga. Em sua nota, o órgão destaca que essa medida incentiva a produção nacional desses produtos.
Essa medida é uma boa notícia para os fabricantes de pneus nacionais, que enfrentaram uma queda na produção devido ao aumento de importados. Com os estoques cheios, ameaçaram paralisar a produção e realizar demissões. A indústria já sinalizou com o recuo em seus planos de demissão com o fim da tributação tributária aos pneus de carga importados.
De acordo com o órgão, a decisão revoga a resolução Gecex nº 148, de 20 de janeiro de 2021, norma que havia zerado a tarifa para a importação de cinco modelos de pneus de carga. O órgão destaca, em nota, que a medida incentiva a fabricação nacional dos produtos.
Em assembleia, borracheiros pedem revisão da alíquota de importação dos pneus
Márcio Ferreira, presidente do Sindicato dos Borracheiros de São Paulo, a Federação da Categoria e os empresários que se uniram, estavam articulados para que a taxa de importação voltasse e comemoraram o desfecho. Afinal milhares de empregos e centenas de empresas ficaram garantidos. Tiveram encontros com o ministro do Trabalho Luiz Marinho. A Força Sindical também se articulou com Geraldo Alckmin, vice presidente e ministro da Industria e Comercio.
Com Agência Brasil
Tarcizo Martins da Rocha
Parabéns Márcio Ferreira, força sindical, ministro, borracheiros e todos os envolvidos nessa luta.
Resistência e luta é o lema dos Borracheiros.
Somos resiliêntes por natureza e quando o burguês acha que está nos envergando, nós voltamos com mais força.