O debate das questões trabalhistas e nacionais é tradição do movimento sindical brasileiro. Essa tradição foi reforçada terça (3) por centenas de dirigentes e ativistas de mais de 40 categorias profissionais, que lotaram o auditório dos Metalúrgicos de São Paulo durante palestra de Flávio Dino, governador do Maranhão (PCdoB).
Ele abriu o ciclo “O Brasil que queremos”, pelo qual a Força Sindical debaterá com personalidades da política e da economia meios de fortalecer a democracia e de retomarmos o desenvolvimento.
Flávio Dino foi advogado trabalhista e juiz de Direito. Ele governa o Estado pela segunda vez e investe pesado na Educação, na contramão do que propõe o modelo neoliberal. Já construiu 900 escolas num dos Estados mais carentes do País e paga o maior Piso de professor em âmbito nacional.
Quem tem razão não precisa radicalizar. E assim fez Flávio Dino perante a Força Sindical e outras seis Centrais ao expor sua visão de mundo, sua concepção política e seu compromisso com o Estado Democrático de Direito. Ao apontar agressões ao Estado de Direito, o governador propôs a formação de uma frente ampla, antes e independentemente do processo eleitoral deste ano e de 2022. Ele relembrou que, quando da ditadura, foi a frente popular que ajudou a reconquistar a democracia e, depois, importantes direitos trabalhistas e sociais.
Mas o ex-juiz Flávio Dino foi duro ao responsabilizar o presidente da República pelo agravamento da crise institucional. Segundo ele, Bolsonaro alimenta motins contra a legalidade, ainda que pra isso tenha que se apoiar em policiais militares insubordinados e em setores milicianos.
O governador maranhense também quer rediscutir a reforma trabalhista e sindical, iniciada por Temer e agravada no atual governo. Segundo suas palavras, ambas devem ser revogadas, para que os Sindicatos recuperem seu poder de mobilização e possam proteger o trabalho, buscando melhorar a renda da classe trabalhadora.
Aproveito este espaço pra saudar a iniciativa comandada por Miguel Torres, presidente da Força Sindical. O ciclo “O Brasil que queremos” vai prosseguir e nós divulgaremos pelo site do nosso Sindicato as rodadas de debate e as linhas gerais apontadas pelos debatedores. O movimento sindical cumpre sua responsabilidade social e política ao debater temas de interesse nacional.
CIRO – Nosso Sindicato formalizou convite a Ciro Gomes para palestra em nossa sede, dia 17 de março (terça-feira), às 17 horas. Aguardamos confirmação. Em sendo confirmada, você será informado pelo Sindicato, no site e também nas redes sociais.
José Pereira dos Santos – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação da Força Sindical