PUBLICADO EM 06 de ago de 2025

Dois anos sem João Inocentini

João Inocentini: a memória de um dos fundadores do Sindnapi segue viva na luta pelos aposentados

João Inocentini deixou uma marca indelével no Sindnapi. Saiba mais sobre sua contribuição para os aposentados no Brasil.

João Inocentini deixou uma marca indelével no Sindnapi. Saiba mais sobre sua contribuição para os aposentados no Brasil.

Neste mês, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) relembra, com respeito e profunda saudade, os dois anos do falecimento de João Inocentini, que além de ser sócio-fundador e ex-presidente do Sindnapi, foi figura central na história do movimento sindical brasileiro.

Mais do que um dirigente sindical, João Inocentini foi o responsável por transformar o Sindnapi na entidade forte, combativa e respeitada que é hoje. Com coragem, clareza de propósito e espírito coletivo, ele construiu um sindicato que, ao longo de 25 anos, espalhou-se por todo o país e ofereceu, pela primeira vez, voz, proteção e dignidade a milhões de aposentados, pensionistas e idosos brasileiros.

Hoje, o Sindnapi atravessa um momento desafiador, que coloca em dúvida, de forma injusta, a credibilidade de uma história construída com trabalho sério, compromisso social e dedicação à causa dos aposentados. Mas é justamente nesses momentos que a força dos que vieram antes se revela ainda mais essencial.

João Inocentini sempre acreditou na luta coletiva. É com base nesse princípio que reafirmamos nosso compromisso com a verdade e com os milhões de brasileiros que representamos.

Superaremos esse período com serenidade, união e firmeza — e sairemos ainda mais fortes, como ele nos ensinou.

Honrar a memória de João Inocentini é manter vivo o seu legado: lutar por justiça social, garantir direitos e nunca abandonar aqueles que tanto contribuíram com o Brasil.

Milton Cavalo é presidente Nacional do Sindnapi

 

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS