PUBLICADO EM 10 de jul de 2025

Centrais Sindicais lançam plebiscito popular em Rondônia

Centrais Sindicais lançam plebiscito popular em Rondônia

Centrais Sindicais lançam plebiscito popular em Rondônia

Na sexta-feira, 27 de junho, lideranças sindicais lançaram oficialmente o Plebiscito Popular em Rondônia, durante a 8ª Festa Camponesa, em Jaru.

Welington Almeida Souza, presidente da Força Sindical de Rondônia, liderou o ato ao lado de Elzilene do Nascimento Pereira, presidente da CUT/RO.

Também participou Elessandra Reis Batista, presidente do SINPROF/RO, que destacou a relevância da mobilização para garantir direitos e fortalecer a democracia.

Durante o lançamento, os sindicatos começaram o recolhimento de assinaturas para ampliar a participação popular em temas fundamentais para os trabalhadores.

Assim, o movimento sindical pretende envolver professores, operários e comunidades em uma grande consulta democrática em todo o estado de Rondônia.

A proposta visa ouvir a população sobre pontos cruciais para melhorar a qualidade de vida e reduzir desigualdades sociais no país.

Entre as questões debatidas está a redução da jornada de trabalho, sem corte salarial, uma antiga bandeira do movimento sindical brasileiro.

Além disso, o plebiscito defende o fim da escala 6×1, buscando melhorar as condições de trabalho de milhares de profissionais.

Outro ponto relevante é a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês, aliviando a carga tributária.

Para equilibrar a arrecadação, o plebiscito sugere maior taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil mensais, promovendo justiça fiscal.

A votação ocorrerá entre julho e setembro. Após a apuração, o resultado será encaminhado ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao STF.

Com essa iniciativa, as centrais sindicais reforçam o compromisso com a construção de um Brasil mais justo e participativo.

 

Leia também: Nova Indústria Brasil: sindicalistas levam pautas ao Governo Federal

COLUNISTAS

QUENTINHAS