Colunista Nilton Neco

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Defendemos a criação de um programa emergencial robusto; diz Nilton Neco

Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, alega que a Medida provisória decretada em 06 de junho é uma ação ineficaz para a manutenção dos empregos pós enchente.

Apagão de responsabilidade

Famílias inteiras estão a mais de 60 horas sem luz e sem água. Pequenas empresas perderam todos os seus produtos comprometendo o sustendo de suas famílias e causando um prejuízo enorme. A pergunta que fica é: quem se responsabiliza pelos prejuízos financeiros?

Por que o medo da Convenção Coletiva?

Desmistificando o debate sobre o Imposto Sindical

É importante esclarecer que o verdadeiro debate do Movimento Sindical não gira em torno de uma contribuição imposta, mas sim de uma ferramenta de negociação na qual os trabalhadores têm poder de decisão perante a Assembleia, onde a decisão é tomada democraticamente, em consonância com os princípios de liberdade individual e representatividade.

Colocando os pingos nos Is sobre a contribuição sindical

Em cartaz: “Premonição” (versão mercado de trabalho no Brasil)

A desumanidade no mercado de trabalho

A saúde mental dos trabalhadores pede socorro

Os últimos dois anos têm sido marcados por muitos desafios para todos. A pandemia trouxe à tona problemas já existentes na nossa sociedade, porém pouco discutidos, como por exemplo, a saúde mental dos trabalhadores que, cada vez mais tem mostrado sua fragilidade em acontecimentos que infelizmente se associam à violência.

O mal se corta pela raíz

O ano que ainda não terminou

Mal começamos o ano, porém parece que estamos revivendo os primeiros meses de 2020, em que a pandemia pegou todo o mundo de surpresa exigindo das autoridades medidas imediatas diante de uma situação inesperada.

O comércio não é o vilão da pandemia

Já estamos entrando no quinto mês de incertezas e inseguranças de uma pandemia, agravada por uma série de medidas ineficazes da Prefeitura que, ao invés de ter concentrado os esforços em combater a aglomeração de pessoas nos locais públicos e promover a conscientização desde o início, elegeu apenas o comércio como o foco do problema.

Nós avisamos

A prefeitura teve a chance de escrever uma história diferente desta, mas cedeu à pressão econômica em detrimento da saúde.

Saúde x Economia

É com apreensão e expectativa que, não apenas os brasileiros, mas o mundo tenta decifrar as melhores diretrizes a serem adotadas diante da pandemia de coronavírus. Enquanto é difícil estimar o impacto na economia global, a corrida tem sido para reduzir a projeção de mortes, que é a que mais preocupa àqueles que têm pais, avós, filhos, amigos, colaborares - enfim, empatia e apreço pela vida humana.

E Golias matou Davi

Ensina a Bíblia que Golias era um gigante: mais de dois metros e noventa. Já Davi era um pastor. Mas um pastor bom de mira, ótimo de briga e excelente de fé. Foi graças aos seus dons que derrotou o gigante com uma funda e se tornou o maior rei de Israel. Muito maior do […]

Sindicatos: reinventar ou quebrar?

Inconformado com a falta de reconhecimento, um homem apresentou sua grande invenção: uma roda quadrada. Era muito difícil andar com ela, mas era uma novidade. Ela atrasava os deslocamentos, mas para que andar tão rápido? Melhor mesmo era deixar ela parada: ficar se mexendo muito, pode realmente atrapalhar. De uns tempos pra cá, parece que […]