Colunista Antônio Neto

Um novo capítulo na história dos Sindicatos Brasileiros

Na segunda-feira, 11 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela constitucionalidade da cobrança da chamada Contribuição Assistencial para não-filiados aos sindicatos, desde que a mesma seja estabelecida por meio de Convenção Coletiva de Trabalho ou Acordo Coletivo. Isso implica a necessidade de negociação coletiva e aprovação dos trabalhadores para sua instituição, tornando inválido qualquer argumento sobre um retorno do imposto sindical.

A desigualdade no Brasil não deriva de crises, mas de um projeto

Uma tragédia anunciada

A antipolítica da esquerda e o alimento do fascismo – por Antônio Neto

CPI da Covid é nova Comissão da Verdade

Pluralismo sindical: o abraço do afogado

A economia brasileira está no fundo do poço há mais de três anos, sem grandes sinais de recuperação. Venderam uma suposta reforma trabalhista que geraria milhões e milhões de empregos, pois facilitaria a vida dos empreendedores. Os eleitores escolheram um presidente da República que afirma, entre outras coisas, que o trabalhador precisa escolher entre direitos ou emprego, e que é muito difícil ser patrão no Brasil.

CLT, a maior conquista dos trabalhadores no Brasil

O que eles querem não é nada de novo e já vem sendo tentado há muito tempo: esmagar os nossos direitos

Coincidências inglórias

De coincidências apenas a data, que nos confronta com o fato de termos construído, durante essas oito décadas, os pilares também para o desenvolvimento econômico e industrial do país, os avanços sociais e a construção de salvaguardas nacionais que direcionaram as riquezas naturais e as empresas estatais em benefício do nosso povo.