PUBLICADO EM 13 de maio de 2022
COMPARTILHAR COM:

Negros e mulheres são os que mais sofrem com o desemprego, mostra IBGE

Desocupação entre homens e pessoas brancas fica abaixo da média nacional , mostra Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje (13) pelo IBGE.

Foto: Reprodução

A PNAD Contínua trimestral mostrou, além da permanência da taxa do desemprego em 11,1%, que enquanto as taxas de desocupação das pessoas brancas (8,9%) e de homens (9,1%) ficaram abaixo da média nacional (11,1%), as das mulheres (13,7%) e de pessoas pretas (13,3%) e pardas (12,9%) continuaram mais altas no primeiro trimestre deste ano.

A desocupação por faixas de idade também ficou estável no período, frente ao trimestre anterior. Mesmo no caso dos jovens de 18 a 24 anos (22,8%), que tradicionalmente têm elevadas taxas de desocupação, não houve crescimento, acompanhando o panorama nacional.

“São jovens ainda em processo de formação, que não têm uma inserção muito efetiva no mercado de trabalho, ocupando, muitas vezes, trabalhos temporários. Eles entram e saem do mercado com mais frequência. Muito em função de, às vezes, terem que compatibilizar estudos com trabalho. Há ainda outros aspectos estruturais, como pouca experiência e qualificação. Por isso, estão rotineiramente pressionando do mercado”, afima a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Fonte: IBGE

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS