PUBLICADO EM 24 de fev de 2022
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos da Mitsubishi, em Catalão/GO, garantem adicional noturno em ação coletiva

Depois de 6 anos de expectativa, na manhã desta quarta-feira (23), o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) finalmente conseguiu iniciar o pagamento da ação coletiva do processo de adicional noturno, movido em 2016, contra a Mitsubishi. No último dia 16, saiu a decisão homologatória do processo, garantindo o pagamento dos valores devidos (adicional noturno faltante). A empresa efetuou parte do depósito (cerca de R$ 1.500.000.00) para quem está apto a receber, em uma conta bancária que foi criada pelo SIMECAT. O valor total da ação é de mais de R$ 2.500.000.00.

A ação coletiva representou quem trabalhou no período noturno, entre 22h30 e 7h30, de 31 de agosto de 2011 a 31 de agosto de 2016. O SIMECAT fechou acordo com a Mitsubishi, para que o pagamento fosse realizado com maior rapidez, e com isso, houve um desconto de 35% do valor para não sócios e de 30% para sócios, seguindo os cálculos apresentados pela empresa de contabilidade contratada pelo sindicato.

De acordo com Carlos Albino, presidente do SIMECAT, o dia é de comemoração. “Estamos imensamente felizes em receber ex-trabalhadores e colaboradores que ainda estão na ativa e que tinham direito a valores faltantes do adicional noturno. Demorou, mas podemos comemorar mais essa vitória. Lembrando que os valores pagos, foram maiores do que os que receberam, em ações individuais”, destacou o sindicalista.

Estão aptas a receber as quantias devidas, 269 pessoas. Cerca de 80 beneficiados ainda não assinaram a documentação necessária da ação coletiva ou nem foram localizados pelo sindicato. Também há casos que ainda serão analisados, pois a empresa apontou irregularidades. “Vamos marcar uma reunião, na próxima semana, quarta-feira (02), com essas pessoas, pois alguns a Mitsubishi disse que não tem direito, contestou valores, datas apresentadas, enfim. Não vamos deixar ninguém na mão, vamos lutar por esses companheiros também e iremos divulgar a lista das 80 pessoas que não assinaram a documentação ainda”, afirmou Albino.

Devanir Benedito da Luz foi um dos contemplados, e logo pela manhã, compareceu à sede do sindicato para receber seu cheque. “O resultado foi satisfatório, pois a gente não contava mais com esse dinheiro. Foi com o apoio do SIMECAT que isso foi possível. Só temos a agradecer por toda essa luta. Nossa palavra é gratidão”, comemorou. Outro ex-trabalhador, representado na ação coletiva, foi José Francisco Rosa. “O SIMECAT está de parabéns, é uma grande conquista deles e nossa. Esse dinheiro veio em boa hora”, comentou.

Carlos Alberto do Carmo Camargo também recebeu o cheque com o valor da ação judicial e declarou que pensava que esse dinheiro nunca chegaria em suas mãos. “Vi um trabalho excelente do SIMECAT, um trabalho magnífico que o sindicado sempre tem feito para os metalúrgicos de Catalão. Eu vou aproveitar essa quantia, em uma causa nobre, que é saúde, veio em uma hora ótima pra mim. Eu até assustei com o valor, que é bem mais do que eu havia calculado”, confessou.

Fonte: Simecat

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS