Pela primeira vez em décadas, a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região terá chapa única. O período de inscrição começou na terça-feira (1) e terminou nesta sexta (4), às 17h, com o registro de apenas uma chapa, da CSP-Conlutas, atual central do Sindicato.
A eleição acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro e definirá a diretoria que ficará à frente do Sindicato no período de 2021 a 2024. O presidente Weller Gonçalves vai concorrer à reeleição. A chapa é formada por 41 diretores de 19 fábricas de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá.
Todo o processo eleitoral será acompanhado por uma comissão eleita pelos próprios trabalhadores, em assembleia ocorrida no dia 26 de novembro. Essa comissão já definiu o regimento e o calendário.
O Sindicato representa cerca de 30 mil metalúrgicos, de 1.100 fábricas, e é um dos mais combativos do país. Este ano, teve como principal bandeira a estabilidade no emprego durante a pandemia. É também um crítico da flexibilização das leis trabalhistas liberada pelo governo Bolsonaro.
“A Comissão Eleitoral tem o papel de garantir a transparência e lisura de todas as etapas da eleição, mesmo sendo chapa única. Seguindo os princípios estatutários da entidade, vamos trabalhar para que se faça valer a vontade do trabalhador”, afirma o coordenador da comissão, Adilson dos Santos.