O Brasil perdeu nesta quinta-feira (24), em São Paulo, um dos maiores boxeadores da história do Brasil, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila.
O ex-lutador do peso-pesado sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013 e morreu aos 66 anos de idade.
A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou sua morte em entrevista ao canal de TV Record.
Nascido em Aracaju, no dia 11 de julho de 1958, ele lutou profissionalmente no boxe entre 1983 e 2000. Ao todo, foram 85 lutas oficiais em 17 anos, com 77 vitórias — 61 por nocaute —, sete derrotas e um empate técnico.
Campeão Mundial
Em 1995, Maguila se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos pesados após vencer uma luta pela Federação Mundial de Boxe. Encerrou a carreira profissional em fevereiro de 2000, após uma derrota por nocaute.
A última aparição pública dele foi nas redes sociais, em julho, quando surgiu ao lado da mulher, Iran Pinheiro, com quem foi casado por 41 anos.
Na ocasião, o ex-boxeador de 66 anos apareceu em evento no instituto que leva seu nome e que há mais de 15 anos realiza trabalhos com jovens na periferia da cidade de São Paulo e região.
Leia também: Libertadores Feminina: Corinthians garante pentacampeonato