O Sindicato das Costureiras do ABC Paulista fechou no último dia de agosto a Campanha Salarial 2024. O Acordo prevê reajuste salarial com aumento real, ou seja, acima da inflação.
O maior aumento foi garantido para os pisos salariais, reajustados em 5%, ante uma inflação acumulada de 3,70% – aumento real de 1,3%.
De acordo com Fabiana Nobre, presidenta do Sindicato, filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), além desse índice de 5% nos pisos, os demais salários também terão aumento real.
“Garantimos reajustados de 4,5% a partir de 1º de julho, data-base da categoria”, explica a sindicalista.
“Participamos de muitas rodadas de negociação, justamente porque tentávamos melhorar esses índices. Apesar de não ser o que queríamos, foi o possível de ser negociado e ficou equiparado com a maior parte dos reajustes conquistados por outras categorias aqui da região”, acrescentou Fabiana.
Outra conquista obtida foi o aumento do valor da cesta básica, que passa de R$ 110 para R$ 120 – um reajuste de 9,09%.
Esses novos valores beneficiarão os trabalhadores(as) que atuam nas sete cidades da base do Sindicato (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires).
A assembleia que aprovou a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho aconteceu no dia 31 de agosto, por tanto os reajuste e os valores retroativos à 1.º de julho, serão pagos no 5º dia útil de outubro.
Já o vale de setembro, previsto para o próximo dia 20, terá os novos valores.
Leia também: Acidentes na Cinpal: um trabalhador morre e dois ficam feridos