PUBLICADO EM 25 de jul de 2024
COMPARTILHAR COM:

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema

Conheça a mobilização contra a escala de trabalho 6×1 e saiba como o Movimento Vida Além do Trabalho está lutando por uma jornada mais justa

Jornada 6x1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema

A indignação com a escala de trabalho 6×1 fez surgir um movimento nas redes sociais e que ganha as ruas. A mobilização já conseguiu mais de 1 milhão de assinaturas em uma petição pública.

A iniciativa da petição é do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) criado por Rick Azevedo que trabalhava em uma farmácia tendo somente uma folga por semana.

Em trecho da petição consta:

“É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, com a escala de trabalho 6×1 sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”.

O movimento cresceu tanto que chamou a atenção da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) que apresentou uma PEC para mudar a jornada de trabalho.

A deputado usou suas redes sociais para anunciar que será realizada uma audiência pública para discutir a PEC.

“Na Câmara, sou uma aliada dessa causa, e com o Rick, já levei a proposta ao Ministro do Trabalho, apresentei a PEC pelo FIM DA ESCALA 6X1 e já tivemos uma vitória: Teremos uma audiência pública sobre esse tema lá no Congresso Nacional”, escreveu a deputada.

Rick Azevedo comemorou a realização da audiência pública e disse: “Vai ter audiência pública sim! Viva a classe trabalhadora! ”

Hoje o movimento VAT não se resume somente a internet. O trabalho de panfletagem nas ruas para conscientizar os trabalhadores sobre ter somente uma folga.

Esta é uma luta da classe trabalhadora brasileira. Assine você também a petição.

Para assinar a petição, clique aqui.

Leia também: Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS