PUBLICADO EM 26 de nov de 2023
COMPARTILHAR COM:

Indústria: maioria já adota ações positivas de sustentabilidade

Indústria Brasileira em mudança/Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Indústria Brasileira em mudança/Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Indústrias brasileiras já estão adotando medidas para reduzir resíduos sólidos, otimizar o consumo de energia e utilizar água de maneira mais eficiente. É o que revela uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ações Sustentáveis em Ascensão

Entre as indústrias entrevistadas, 36% implementam entre cinco a seis ações sustentáveis, enquanto 22% adotam de sete a oito dessas medidas. Apenas 3% das empresas não desenvolvem nenhuma iniciativa relacionada à sustentabilidade.

O levantamento ouviu 1.004 executivos de empresas industriais de todos os portes e estados, entre os dias 3 e 20 de novembro, e identificou nove ações prioritárias para promover a sustentabilidade ambiental no setor produtivo.

Indústria: Prioridades para a Descarbonização

Os empresários destacaram as principais ações para contribuir com a descarbonização do país: modernização de máquinas, uso de fontes de energias renováveis e investimento em tecnologias de baixo carbono.

Obstáculos e Interesses

22% dos entrevistados apontaram a dificuldade de crédito ou financiamento como uma barreira para implantar ações de sustentabilidade. Surpreendentemente, 67% demonstraram interesse em acessar linhas de crédito para iniciativas sustentáveis.

Visão da CNI

Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a indústria brasileira já está na vanguarda da solução em sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas. “Nós já fizemos, há muito tempo, o que muitos setores industriais de outros países estão correndo para fazer agora”, destacou.

Indústria: Foco nos Próximos Investimentos

Nos próximos dois anos, o principal foco de investimento dos empresários é o uso de fontes renováveis de energia, seguido pela modernização de máquinas e medidas para otimizar o consumo de energia.

A pesquisa também revelou que mais da metade das indústrias já têm projetos direcionados ao uso de fontes renováveis, com a energia solar liderando essas iniciativas, representando 91% dos projetos, enquanto biomassa, eólica e hidrogênio de baixo carbono também estão entre as opções estudadas pelas empresas.

Fonte: Com Agência Brasil

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS