Com ampla participação dos metalúrgicos e das metalúrgicas do ABC na eleição do Sindicato, a apuração dos votos do primeiro turno foi feita ontem na Sede. Foram eleitos 162 dirigentes que compõem a Direção Plena do Sindicato, sendo 156 CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) em 45 empresas e seis no CSA (Comitê Sindical de Aposentados) para o triênio 2023-2026. O comparecimento às urnas foi de 71,7%.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, foi a autoridade apuradora convidada pela Comissão Eleitoral. “A eleição do Sindicato faz parte da democracia e do seu fortalecimento. Não existe democracia sem sindicatos, por isso sofremos tantos ataques nos últimos anos. Resistimos, fomos às ruas e hoje temos um presidente da República eleito oriundo deste Sindicato”, afirmou.
O presidente da Comissão Eleitoral e ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, destacou a importância do processo eleitoral.
“Contamos em forma de votos a vontade e a decisão política dos associados e associadas que participaram do processo democrático. É um momento significativo para a categoria que confirma a índole dos Metalúrgicos do ABC de lutar por direitos, por cidadania plena a partir do local de trabalho e de fazer o debate do que é mais importante para nós”, destacou.
Sindicato forte
O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, agradeceu a participação de cada um e cada uma no primeiro turno e parabenizou os CSEs.
“Quero parabenizar não só pela eleição, mas pelo trabalho que cada um tem feito nas fábricas todos os dias. Passamos por momentos difíceis, mas em nenhum momento alguém vacilou em defender o projeto da classe trabalhadora por um país mais justo e fraterno. Está formada a nossa Direção Plena”.
“Com diz o tema da nossa eleição, temos a #ARetomada e não podemos ter descanso. O Sindicato é cada um e cada uma de vocês. Viva os metalúrgicos e metalúrgicas do ABC”, concluiu.
2º turno
Nos dias 25 e 26 de abril, será realizado o 2º turno para eleger a Presidência, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos ABC