Os metalúrgicos da Usimaza, na região norte de São José dos dos Campos, fizeram assembleia na tarde desta sexta-feira (25) e aprovaram o acordo referente à Campanha Salarial 2024, que traz várias conquistas.
Os operários vão receber reajuste de 5,63% retroativo a setembro. O percentual abrange 3,71% de reposição da inflação (setembro/23 a agosto/24) mais aumento real de salário.
Quanto ao VA (vale-alimentação), os trabalhadores vão receber um reajuste de 25%, que fará o benefício passar de R$ 160 para R$ 200 ao mês.
Ampliação de direitos
A conclusão da Campanha Salarial na Usimaza também vai garantir a assinatura de acordo coletivo com a renovação integral das cláusulas sociais e ampliação de direitos, beneficiando, sobretudo, as trabalhadoras.
Como boa parte da categoria, as metalúrgicas da Usimaza passarão a ter garantidos cinco dias extras, além do atestado, em caso de violência doméstica. Avaliações pontuais podem estender o período, sempre pensando na proteção da mulher.
Além disso, será concedido um dia de licença ao ano para as metalúrgicas fazerem exames preventivos e haverá ampliação do auxílio-creche de 18 para 36 meses.
“Os trabalhadores e trabalhadoras da Usimaza mostraram união e agora conquistam aumento real, reajuste no VA e ampliação de direitos. Esse é o caminho. Queremos que todos se associem ao Sindicato para fortalecermos ainda mais as conquistas na fábrica”, disse o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, Alex da Silva Gomes.
Leia também: Aprovação unânime das deliberações do Dia do Comerciário