São os comerciários que fazem a economia girar. Vender é uma arte. Imagine um balcão sem ninguém atrás! A presença desses trabalhadores em todos os estabelecimentos comerciais é fundamental.
Daí, a valorização que a Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados dão aos comerciários e aos práticos de farmácia nos aspectos humano e profissional.
A garantia do bem-estar a eles e às suas famílias passa, por exemplo, pelas assinaturas de Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos que significam ganhos econômicos, sociais e preservação de direitos.
O cumprimento rigoroso dessas Convenções e Acordos, que têm força de lei, contam com efetiva vigilância do Sincomerciários e Sinprafarmas nos locais de trabalho.
Os Sindicatos também atuam ante a obediência destas normas com as denúncias anônimas de irregularidades feitas nas entidades pelos trabalhadores
Diretorias e Departamentos Jurídicos estão atentos a:
- Pagamentos dos pisos e demais salários.
- Jornadas de trabalho.
- Horário de funcionamento do comércio.
- Acertos como horas extras e gratificações pelo trabalho exercido aos domingos e feriados.
Motta
O presidente Luiz Carlos Motta frisa:
“O trabalhador deve conferir no Sindicato quais são os seus direitos e fazer uso deles. O Sindicato luta para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida da categoria”.
Leia também:
Valorizar os funcionários dos sindicatos: elo com a categoria