A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na manhã desta terça-feira (12/09), de um ato em solidariedade aos (as) trabalhadores (as) chilenos das empresas Riplay, Falabella e Cencosud.
A manifestação organizada pela UNI Américas reuniu representantes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) e Contracs-CUT.
De acordo com Allan Hayama, da UNI Américas, o ato é uma ação mundial que aconteceu por conta da política institucional da empresa.
A empresa, multinacional com sede no Chile, que vem violando direitos trabalhistas, com práticas antissindicais e assédio moral.
Essas práticas dificultam o diálogo dos trabalhadores, principalmente no território chileno.
O cônsul-geral do Chile, Juan Carlos Salazar-Álvares atendeu uma comissão compostas por Maria das Graças da Silva Reis, diretora do Sindicato dos Comerciários de SP e representante da UGT, Allan Hayama, UNI Américas e Julimar Roberto, presidente da Contracs-CUT.
Durante o encontro, Juan Carlos recebeu uma carta, assinada por todas as entidades presentes.
Ele ressaltou a importância de sindicatos de diversos países realizarem um ato em solidariedade aos trabalhadores chilenos, já que é importante os sindicatos conversarem entre si.
O diplomata se comprometeu a levar essa reivindicação ao embaixador que fará a ponte para conseguir o diálogo com os (as) representantes das empresas.
com informações da UGT
Miguel Torres fala sobre política e sindicalismo no Sindicato dos Borracheiros