
A cartilha sobre assédio no trabalho foi lançada no Seminário de Cipeiros do Sintrabor
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Borracha de São Paulo (SINTRABOR), em parceria com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico e da Borracha (FENABOR), lançou a Cartilha Informativa “É Preciso Estar Atento – Assédio Moral e Sexual no Trabalho”, elaborada pelo DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).
O material foi apresentado e distribuído durante o Seminário de Cipeiros da Borracha, realizado nos dias 13 e 14 de setembro, na Colônia de Férias do SINTRABOR. O evento reuniu trabalhadores, dirigentes sindicais e representantes da categoria, reforçando a importância da prevenção e do enfrentamento das práticas abusivas que afetam diretamente a saúde mental e a integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras.
Conscientização e compromisso
A cartilha destaca que o combate ao assédio moral e sexual é um compromisso permanente do Sindicato e da Federação, não apenas uma ação pontual. A publicação enfatiza que a saúde mental deve ser entendida como um pilar essencial para ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e respeitosos.
O presidente do SINTRABOR e da FENABOR, Márcio Ferreira, lembra:“não existe ato inseguro, o que falta muitas vezes é treinamento eficiente”. Ele reforça que a luta sindical precisa ir além da retórica, garantindo ações práticas de prevenção em defesa da vida e da dignidade da classe trabalhadora.
Distribuição para os cipeiros
Além do lançamento, foi anunciado que 2.500 exemplares impressos da cartilha estão sendo distribuídos aos Cipeiros e Cipeiras – titulares e suplentes – das empresas da base territorial do sindicato. A iniciativa busca fortalecer a atuação das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), que desempenham papel estratégico na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e no acolhimento de denúncias.
O sindicato destaca que, além da versão impressa, o conteúdo da cartilha está disponível em suas plataformas digitais.
Confiram aqui a íntegra da Cartilha sobre Assédio Moral e Sexual no Trabalho publicada pelo SINTRABOR/FENABOR.
Leia também:
Márcio Ferreira fala sobre efeitos do tarifaço sobre o setor pneumático




