PUBLICADO EM 08 de abr de 2026

SINTETEL protesta contra fechamento da Atento

Sindicato protesta contra fechamento da Atento em Santo André, que ameaça mais de três mil empregos e gera impactos sociais na região

SINTETEL protesta contra fechamento da Atento

SINTETEL protesta contra fechamento da Atento

Na manhã desta terça-feira, o SINTETEL realizou manifestação em frente à Atento, em Santo André, após anúncio do fechamento da unidade e eliminação de empregos.

O Sindicato recebeu denúncias dos trabalhadores e, diante disso, enviou ofício à empresa solicitando esclarecimentos formais e posicionamento oficial sobre o encerramento das atividades.

Segundo a empresa, o fechamento ocorrerá até agosto e, além disso, parte dos trabalhadores será realocada, enquanto outros migrarão para home office, sem garantia integral.

Entretanto, apesar das alternativas apresentadas, a medida implicará inicialmente na eliminação de mais de três mil postos de trabalho, gerando forte preocupação entre os trabalhadores.

A direção do SINTETEL criticou a decisão e, ao mesmo tempo, destacou impactos sociais negativos na região, especialmente no comércio local e nos serviços dependentes.

Além disso, trabalhadores terceirizados das áreas de portaria, vigilância, manutenção e limpeza também serão afetados diretamente, ampliando o alcance dos prejuízos sociais e econômicos.

O Sindicato também alertou que o aumento do home office pode precarizar relações de trabalho e, consequentemente, dificultar a organização sindical e o contato direto.

Leia também: Mutirão de emprego do Sintracon-SP acontece dia 14

COLUNISTAS

QUENTINHAS