PUBLICADO EM 15 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sinsaúde em Tupã está engajado no Outubro Rosa

Sinsaúde em Tupã promove ações do Outubro Rosa em parceria com o AME da cidade. Conheça o projeto Mulheres de Peito e participe!

Sinsaúde em Tupã está engajado no Outubro RosaA subsede do Sinsaúde em Tupã, em parceria com o Ambulatório de Medicina Especializada (AME) da cidade, realiza ações da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

O projeto chama Mulheres de Peito e acontecerá durante todo o mês.

O diretor sindical, Tedi Marcelo Gonçalves, uma vez por semana, vira animador de plateia e apresenta a Roleta da Conscientização, que um jogo de perguntas e respostas, com informações relevantes sobre o câncer de mama.

Enquanto aguardam atendimento, as pacientes participam da brincadeira muito séria.

“Esse projeto é uma parceria do AME de Tupã com o Sindicato. Eu apresento a roleta uma vez por semana pra abordar o tema do câncer de mama. O Sindicato também divulga nos hospitais o 0800 para as associadas marcarem a mamografia”, explica Tedi.

Para a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, esta é uma iniciativa muito boa que mostra o engajamento do Sindicato à campanha. “O Sinsaúde está atento à campanha Outubro Rosa e promoverá diversas atividades para levar conscientização às mulheres para o autocuidado”, afirma.

Outubro Rosa

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

É uma doença relativamente rara antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos, informa o Ministério da Saúde.

O governo federal afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, por isso lançou a campanha Mulher: Seu corpo, sua Vida.

Cuidar de si é um ato de amor! A prática de atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas e a amamentação são fatores que ajudam a reduzir o risco de câncer.

E o Outubro Rosa serve para lembrar as mulheres de fazer controle periódico com seus médicos e o autoexame de precaução.

Leia também: Trabalhador: fique atento ao cumprimento das Convenções Coletivas

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS