PUBLICADO EM 14 de nov de 2024
COMPARTILHAR COM:

SINPOSPETRO-RJ participa do G20 Social

SINPOSPETRO-RJ presente no G20 Social: unindo forças contra a fome, a pobreza e as desigualdades. Saiba mais sobre a participação dos trabalhadores nesse evento histórico.

SINPOSPETRO-RJ presente no G20 Social

A Cúpula do G20 Social, que antecede o encontro dos Chefes de Estado, será realizada de hoje (14) até sábado (16). Os diretores do SINPOSPETRO-RJ vão participar como representantes dos trabalhadores.

O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, participou do Labour20 (Trabalhadores dos países integrantes do G20), na Índia no ano passado.

De acordo com ele, a participação neste ano tem um significado especial: primeiro, por ser no Brasil; segundo, por representar diferentes grupos que lutam para implementar políticas que reflitam princípios como a justiça social.

Primeira vez do G20 Social

Pela primeira vez na história da Cúpula de Líderes do G20, representantes da sociedade civil serão ouvidos e elaborarão um documento com diretrizes para o combate à fome, à pobreza e às desigualdades, às mudanças climáticas e à transição energética.

A Cúpula do G20 Social foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o Brasil assumiu a presidência do Grupo. O objetivo é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20. O evento acontece na região central da cidade, entre a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico.

Treze grupos de engajamento fazem parte do G20 Social. Nos três dias de plenária, os dirigentes sindicais que integram o Labour20 (Trabalhadores dos países integrantes do G20) vão debater a transformação no mercado de trabalho em um mundo digitalizado com guerras e conflitos sociais. O avanço da tecnologia e da inteligência artificial aumentou as desigualdades, principalmente em países mais pobres.

As centrais sindicais buscam um caminho para a abertura de empregos decentes, com salários mínimos dignos, proteção social, igualdade e inclusão. A defesa da democracia é outro ponto da pauta trabalhista defendido pelos dirigentes sindicais.

Sede não abre

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou feriado nos dias 18 e 19 de novembro, dias em que os Chefes de Estado estarão reunidos para garantir a mobilidade na cidade. Assim, serão “emendados” os feriados da Proclamação da República (15 de novembro) e da Consciência Negra (20 de novembro).

Nestes dias, não haverá expediente na sede do sindicato localizada em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A sede fechará hoje às 17h e reabrirá no dia 21 de novembro às 8h.

Leia também: Lanchar na pista de abastecimento aumenta o risco de contaminação por benzeno

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS