As funcionárias de postos de combustíveis e de lojas de conveniência do Rio de Janeiro aderiram à Campanha Outubro Rosa do SINPOSPETRO-RJ.
A segunda edição da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama termina nesta quinta-feira (31). A campanha alcançou um maior número de trabalhadoras este ano.
Na semana passada, o sindicato promoveu uma palestra com as trabalhadoras na sede em Vila Isabel. Eusébio Pinto Neto, presidente da entidade, disse que o sindicato tem como compromisso zelar pela saúde e segurança dos seus representados.
Ele destacou que a conscientização é a melhor forma de prevenir. Eusébio anunciou que criará um fórum de debate permanente com as trabalhadoras, uma vez que a força de trabalho feminina representa 20% da categoria.
A secretária de imprensa da Força Sindical do Rio de Janeiro, Alessandra Marçal, participou do encontro por videoconferência. Ela parabenizou o SINPOSPETRO-RJ pela iniciativa e disse que é de suma importância cuidar da saúde da mulher.
A vice-presidente do sindicato, Aparecida Evaristo, disse que a campanha aproxima as trabalhadoras da entidade e fortalece a luta das mulheres por direitos e igualdade.
A advogada Thais Farah fez um breve relato das leis que protegem as mulheres que têm Câncer de Mama. Ela explicou que a mulher pode sacar os valores depositados no FGTS e no PIS/PASEP no período de tratamento da doença.
Thais Farah disse que a legislação também assegura à trabalhadora o direito de se afastar das atividades durante o tratamento. A funcionária afastada por mais de 15 dias consecutivos pelo INSS tem direito ao auxílio-doença.
Ela alertou que as trabalhadoras têm direito de ausentar-se até três dias a cada doze meses para realização de exames preventivos de câncer, sem prejuízo salarial.
A jornalista Estefania de Castro destacou a relevância da comunicação para a conscientização dos trabalhadores. De acordo com ela, a informação correta pode transformar e salvar vidas.
Rafaela Scaramelo, estudante de comunicação, relatou um caso da doença na família. Ela ressaltou que as pessoas nunca pensam que enfrentarão tais situações e, quando há um caso na família, isso se torna uma dura realidade.
O diretor Vinicius Mendonça frisou que o sucesso da campanha é confirmado pelas equipes de base em visita aos postos. Ele disse que, além de orientar, a Campanha Outubro Rosa valoriza a mão de obra feminina.
Exames
Mais uma vez, o sindicato arcou com as despesas de exames realizados pelas trabalhadoras na Climobal. As associadas sorteadas passaram por consulta médica e fizeram os exames papanicolau, ultrassonografia e mamografia.
Eusébio destacou que a meta é aumentar o número de sócias contempladas a cada ano.
As gêmeas Vivian e Viviane dos Santos, 42 anos, foram escolhidas para realizar os exames. Elas trabalham na mesma rede de postos há dez anos.
Viviane elogiou a iniciativa do sindicato e disse que é necessário estender o projeto para que um número maior de mulheres receba a informação necessária sobre a doença.
Ela destacou a relevância da campanha, uma vez que o câncer é uma doença grave que, em muitos casos, só é diagnosticado em estágio avançado.
Leia também: Sinpospetro-Jundiaí celebra participação da categoria no outubro rosa