A oportunidade de emprego, a qualificação profissional e a valorização da mão de obra são fundamentais para tornar uma empresa atraente no mercado de trabalho.
Às vezes, a contratação de mulheres para diversos setores da economia torna-se difícil devido ao afastamento das funcionárias durante o período de licença maternidade.
No Posto São Luiz Gonzaga, na Zona Norte do Rio de Janeiro, há uma grande quantidade de mulheres entre os funcionários.
Sendo assim, o SINPOSPETRO-RJ escolheu o local para homenagear as mulheres com o tradicional café da manhã do Dia Internacional da Mulher.
As funcionárias do posto serão homenageadas pela segunda vez.
Em 2015, o sindicato também realizou o café da manhã na empresa, uma vez que há um número significativo de mulheres no quadro de funcionários.
A diretoria também distribuirá rosas para as funcionárias de postos de combustíveis e clientes nesta sexta-feira(8).
Homenagem
A homenagem foi instituída pelo SINPOSPETRO-RJ em 2012, para enfatizar a importância da mulher na sociedade e no mundo do trabalho.
No Brasil, há mais mulheres do que homens, mesmo assim, elas ainda sofrem com a discriminação na disputa por vagas de emprego e ainda recebem salários menores.
De acordo com o presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto, a data é de grande relevância para a conscientização, a luta e reflexão.
Ele disse que, em todo o país, as trabalhadoras de postos de combustíveis e de lojas de conveniência estão organizadas para reivindicar os seus direitos.
Desde a sua fundação, em 2005, o sindicato sempre teve mulheres na diretoria. A diretora Angela Matos, uma das fundadoras da entidade, morreu em 2017, vítima de um infarto. Todos nós sempre lembraremos dela .
Quatro mulheres compõem a atual diretoria:
- Aparecida Evaristo,
- Norma Suely de Souza,
- Cláudia Jarbas e
- Olga Gonçalves.
A cada dia, as mulheres ocupam um espaço maior no movimento sindical.
Leia também: Metalúrgicos de Campinas aprovam a pauta de redução da jornada sem redução salarial