No início de abril, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) lançou a campanha:
“Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença”.
Sindpd garante inclusão de PCDs
A campanha foi criada para combater o descumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (PCD’s) por parte das empresas de TI do estado.
O Sindicato constatou – a partir de dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho – que mais da metade das empresas de TI de São Paulo não cumprem a cota PDC.
A partir daí, o Sindicato realizou diversas ações para auxiliar o setor de TI a se adequar à legislação, como a criação de um banco de vagas exclusivos para PCDs, além de propor parcerias para empresas interessadas em fazer a sua parte.
Os esforços da entidade sindical já começam a dar resultados, como por exemplo:
- a Qintess, gigante do setor, acaba de ganhar o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em relação à presença de pessoas com deficiência entre seus colaboradores.
“O Sindpd lançou recentemente uma campanha para o cumprimento de cotas PCDs no setor de TI. A Qintess saiu na frente, é um exemplo para o mercado, pois demonstra compromisso e sensibilidade com esse tema e com seus colaboradores. De maneira geral, pouquíssimas empresas aceitam esse desafio em qualquer segmento econômico e a Qintess é uma delas, servindo como exemplo num mercado tão competitivo. Estamos muito felizes com a construção de parcerias para ampliar ainda mais a diversidade na empresa e no setor “, destaca Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP.
O certificado do MTE comprova para o mercado que a companhia respeita as cotas destinadas em seus quadros a profissionais desse universo.
Internamente, a companhia também promove treinamentos entre funcionários e executivos para acolher a chegada dos novos colegas e compreender melhor os seus desafios.
A medida, torna o ambiente ainda mais colaborativo.
Além disso, todas as vagas de emprego abertas pela empresa são inclusivas, ou seja, oferecidas também a pessoas com deficiência.
“A Qintess é um agente indutor de evolução e prosperidade, acelerando o melhor da essência dos nossos clientes. Para isso, buscamos o melhor da nossa sociedade. A diversidade e a inclusão são grandes valores nossos e investimos cada vez mais neste pilar da nossa política de inclusão, governança e responsabilidade social, A diversidade permite que inovemos ainda mais e nos torna muito melhores, e a certificação do MTE mostra que estamos no caminho certo e na liderança desse movimento no mercado de TI”, explica Nana Baffour, Chairman, CEO & Chief Culture Officer da Qintess.
“Temos um ambiente cada vez mais inclusivo numa jornada contínua e essa troca de experiências nos torna uma empresa muito melhor, capaz de inovar ainda mais. Esse é um valor inestimável para a Qintess e queremos compartilhá-lo com nossos clientes e o mercado em que atuamos”, acrescenta Nana Baffour.
Banco de Vagas para PCDs
Como parte da campanha, o sindicato paulista lançou um banco de vagas exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs).
O objetivo de simplificar o processo de contratação para as empresas e ampliar as oportunidades para a comunidade de PCDs.
A iniciativa permite que os candidatos interessados se inscrevam no programa e tenham seus perfis profissionais encaminhados diretamente às empresas que oferecem posições compatíveis.
“Não se trata apenas do preenchimento das vagas, mas de entender a lei como uma política de inclusão. As empresas devem buscar criar oportunidades através do investimento em qualificação profissional. A campanha oferece soluções práticas para que as empresas se adequem e promovam a inclusão verdadeira no ambiente corporativo.”, esclarece o sindicato paulista.
Este sistema não só agiliza o processo de encontrar candidatos qualificados, mas também assegura que mais PCDs possam integrar o mercado de trabalho, em posições que antes eram de difícil acesso.
Se trata de um passo significativo para facilitar o acesso ao emprego para PCDs no setor de TI.
Site da campanha (com link para inscrição no banco de vagas)
Leia também: Metalúrgicos da Eaton param duas horas por PLR maior e vale-alimentação