PUBLICADO EM 02 de mar de 2026

Sindicatos alinham agenda internacional para telecomunicações

SINTETEL, FENATTEL e UNI-Américas debatem agenda 2026, multinacionais, mudanças no setor, defesa de direitos, organização sindical e mobilização coletiva

Sindicatos alinham agenda internacional para telecomunicações

Sindicatos alinham agenda internacional para telecomunicações

No último dia 25 de fevereiro, dirigentes do SINTETEL e da FENATTEL reuniram-se com Marcio Monzane, secretário regional da UNI-Américas, para alinhar estratégias sindicais para 2026 comuns atuais.

Durante o encontro, as lideranças discutiram ações junto a multinacionais do setor, como Vivo, Claro, Teleperformance e Ericsson, considerando transformações e impactos na organização sindical.

Segundo Monzane, o setor de telecomunicações vive profundas mudanças e exige atuação coordenada, incluindo trabalho específico na Ericsson, fortalecendo a representação sindical em áreas administrativas.

Gilberto Dourado destacou que a expansão da tecnologia e da TI cria novos perfis profissionais, impactando filiação, organização sindical e estratégias de representação coletiva nacional.

Na reunião, dirigentes analisaram a reestruturação da Telefônica/Vivo nas Américas, com o Brasil tornando-se principal mercado, ampliando responsabilidades sindicais e atenção aos trabalhadores locais nacionais.

José Roberto Silva defendeu agenda permanente contra precarização e pejotização, pelo fim da escala seis por um, redução da jornada, saúde e segurança laboral coletiva.

Os dirigentes também ressaltaram a força do teleatendimento, setor em expansão, gerador de empregos, que demanda acompanhamento contínuo e organização ativa das entidades representativas sindicais.

Cristiane do Nascimento afirmou que, diante de ataques a direitos, a mobilização coletiva fortalece a negociação e faz trabalhadores reconhecerem o papel dos sindicatos unidos.

Leia também: Ato Memorial marca março pela vida das mulheres

COLUNISTAS

QUENTINHAS