PUBLICADO EM 17 de jul de 2018
COMPARTILHAR COM:

Sindicato dos Aposentados fará pressão para que adiantamento do 13º vire lei

O adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS não está estabelecido por lei. A antecipação somente é feita após assinatura de decreto presidencial, conforme ocorreu nesta segunda-feira (16).

Bulgarelli: ‘Não é possível que todo ano seja essa agonia’ / Foto: divulgação

Segundo Marcos Bulgarelli, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos ligado à Força Sindical, não há necessidade de todo ano os aposentados passarem pelo que ele chama de agonia. “Já é um direito adquirido, recebemos essa antecipação desde 2006”, afirma.

Inclusive, o sindicalistas acrescentou em entrevista ao jornal O DIA, que representantes dos aposentados vão fazer pressão em parlamentares para que o pagamento de 50% do abono na folha de agosto vire lei. “Não é possível que todo ano seja essa agonia”, critica Bulgarelli.

Embora não seja obrigado a pagar a primeira parcela do 13º em agosto, os depósitos são feitos nesse período. Não existe lei que estabeleça essa regra ao governo, mas a antecipação do benefício já é esperada por aposentados e pensionistas.

Em 2015, porém, o agravamento da crise econômica fez o governo considerar o adiamento da liberação dos valores pela primeira vez.

Após pressão de sindicatos e associações de aposentados e pensionistas, a primeira parte da gratificação foi incluída na folha de pagamento de setembro naquele ano.

No ano passado, ainda no início de julho, o presidente Michel Temer havia confirmado a sindicalistas a manutenção do bônus no mês de agosto. Na ocasião, o presidente teria dito que não alteraria as datas da bonificação porque considerava que os segurados já tinham adquirido esse direito.

Fonte: Jornal O Dia

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS