Enquanto o movimento sindical enfrenta graves dificuldades, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, que nunca dependeu do imposto sindical, em maio, ultrapassou a marca de 200 mil associados em todo o Brasil.
O número consolida a entidade como a maior da América Latina no segmento. Considerando a extensão dos benefícios aos familiares, o Sindnapi, atualmente, ampara cerca de 1 milhão de cidadãos brasileiros. Somente em abril, foram mais de 8 mil novos sócios.
Com João Inocentini na presidência, o Sindnapi expandiu significativamente tanto em número de associados quanto em patrimônio. Próximo de completar 21 anos, o Sindnapi possui 20 sedes próprias, sendo duas colônias de férias na praia e 84 subsedes em todo país.
“Este é o resultado de um trabalho sério, desenvolvido há duas décadas, conciliando as lutas pelos direitos e também proporcionando um amplo programa social, que ampara aposentados e seus familiares através convênios e parcerias em todo o país”, destacou Inocentini.
Luta e amparo social
Em sintonia com as reais necessidades da população idosa, o Sindicato dos Aposentados tem um histórico de luta e conquistas tais como:
– Revisão e pagamento dos atrasados sobre 2,8 milhões de benefícios por incapacidade, que representou uma injeção de R$ 14 bilhões na economia;
– Aumento real dos benefícios para quem recebia acima do salário mínimo;
– Ações de revisão dos benefícios calculados de forma errada na transição da URV para o Real, que obrigou o INSS a devolver R$ 10 bilhões;
– Recebimento dos benefícios no quinto dia útil de cada mês;
– Antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário para o mês de agosto;
– Ação de revisão dos benefícios calculados de forma errada URV e ORTN;
– Política de reajuste do salário mínimo com ganhos reais acima da inflação;
– Antecipação do reajuste anual dos benefícios para janeiro;
– Ações judiciais que resultaram, em 2011, no pagamento da revisão do teto dos benefícios.
Social: Sindicato cidadão
No campo social, o Sindnapi desenvolveu um amplo trabalho, que ampara os aposentados, pensionistas, idosos e seus familiares através de mais de 500 convênios em diversas áreas.
Também desenvolveu os programas Viver Melhor e Viver Mais Saúde. O primeiro garante ao associado seguro de vida, assistência funeral, concorrer a prêmios, remédios gratuitos em casos específicos, assistência residencial e proteção digital. Já o Viver Mais Saúde proporciona acesso aos associados e familiares a consultas médicas, dentistas e exames laboratoriais a preços acessíveis.
Leia também:
“A Reforma da Previdência tem de valer para todos os setores sociais”, diz João Inocentini