Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados participaram do Seminário Nacional sobre reestruturação produtiva, trabalho e ação sindical nos territórios.
O evento marcou a conclusão do ciclo 2024 do Projeto de Fortalecimento da Organização Sindical para a Negociação Coletiva na Reestruturação Produtiva.
Este projeto é fruto de uma cooperação entre as filiadas suecas e brasileiras da IndustriALL Global Union, Union to Union e IndustriALL Brasil.
Estiveram presentes cerca de 50 dirigentes sindicais dos setores químico, têxtil e metalúrgico, que estiveram reunidos para aprofundar o estudo sobre a reestruturação produtiva com o apoio de especialistas convidados.
Os Químicos da Força foram representando por:
- Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário geral da FEQUIMFAR e membro do comitê executivo da IndustriALL,
- Laura Santos, diretora do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região e coordenadora do departamento de mulheres e identidade de gênero da FEQUIMFAR, e
- Cassiana de Oliveira Dias, diretora do Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região.
Para Edson Bicalho, a troca de experiências e informações é fundamental para fortalecer as estratégias de ação sindical e enfrentar os desafios impostos pela reestruturação produtiva.
Leia também: Metalúrgicos de Osasco lançam minidocumentário sobre acidente na Multiteiner dia 8