
Reunião da CNTI: estratégias de ação e setor elétrico
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) realizou uma reunião da diretoria executiva esta semana para discutir uma ampla pauta política, econômica e organizacional. O encontro marcou o primeiro ano de mandato da atual gestão e serviu para avaliar avanços, desafios e definir novas estratégias de atuação junto à base sindical e aos setores produtivos.
Conferência no Recife
Entre os principais temas, estiveram o os preparativos para a Conferência Estadual do Trabalho no Recife. Os diretores destacaram a importância de fortalecer a estrutura interna da CNTI, tendo como prioridade a reativação dos departamentos setoriais, de modo que sejam parte central da organização do Congresso de 80 anos da CNTI e na ampliação da formação sindical.
Foram aprovados planos para criação de cursos, materiais de divulgação regional e relatórios detalhados de atividades. Além disso, a CNTI discutiu projetos estratégicos da Confederação e o acompanhamento das pautas legislativas e judiciárias de interesse dos trabalhadores no Congresso Nacional e nos Tribunais Superiores.
Setor elétrico
O encontro também abordou os desafios do setor elétrico brasileiro e o papel da transição energética justa na reindustrialização do país, bem como na COP30. Foram planejadas ações institucionais, como reuniões do Conselho de Representantes, agenda com o Ministério Público do Trabalho, no TST e STF.
A reunião encerrou com o compromisso coletivo de ampliar a presença da CNTI nos debates regionais, nacionais e internacionais sobre o futuro do trabalho.
O presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Eduardo Annunciato (Chicão), também secretário de Educação e Formação da CNTI, destacou:
“nosso compromisso é fortalecer a formação, a organização e a consciência da classe trabalhadora. Só com sindicatos estruturados e dirigentes preparados poderemos enfrentar os desafios e avançar na defesa dos direitos da categoria e da sociedade brasileira”.
Mudanças realizadas:
- Ajustes de pontuação e ortografia
- Reorganização de frases para melhorar a clareza e fluência
- Uso de verbos mais ativos e precisos
- Destaque para as principais informações e temas discutidos
- Manutenção do tom formal e profissional do texto original.
Leia também:



