Em especial aos 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, o Cine SMetal exibe durante o mês de abril, filmes que destacam a luta da classe trabalhadora.
A programação será iniciada nesta quinta-feira, 18, com a exibição do documentário “Linha de Montagem”, que narra a gênese do movimento sindical brasileiro. A atividade acontece a partir das 19h, no auditório da sede do SMetal.
A edição terá como convidados o ex-deputado estadual e metalúrgico aposentado Hamilton Pereira e o professor universitário e jornalista João Negrão, para um bate-papo após a exibição do filme.
Além de “Linha de Montagem”, o Cine SMetal exibe nas próximas semanas, “7 Prisioneiros” (25 de abril) e “Eles não usam Black-tie” (2 de maio).
Lançado em 1982, “Linha de Montagem” mostra o movimento sindical de São Bernardo do Campo, entre os anos de 1978 e 1981, quando se produziram as maiores greves de metalúrgicos na região, lideradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A primeira exibição pública do documentário ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para um público de 2 mil pessoas.
No meio da sessão, agentes da polícia federal chegaram com a ordem de apreender o filme, já que não possuía certificado de censura. A cópia original de “Linha de Montagem” permaneceu por 20 anos na Cinemateca Brasileira.
Confira um trecho de “Linha de Montagem”:
Sobre o Cine SMetal
Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais.
A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.
A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
A curadoria e mediação são de Renata Rocha.
Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal em 2024 podem entrar em contato com a curadora Renata Rocha pelo:
- WhatsApp (15) 99707-0999
- e-mail renatafotografia1807@gmail.com
Leia também: Com 70% de defasagem salarial, professores de Carpina (PE) fazem protesto por reajuste