Órgão lembra da importância de ter total controle sobre a conta bancária e verificar se o saldo estará disponível nas datas dos débitos; débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento; Consulte sempre a conta por meio de saldos e extratos e marque as contas pagas para garantir um controle maior; Confira se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”; saiba mais
Criado para dar comodidade ao consumidor, o serviço de débito automático também pode apresentar problemas, portanto, é importante ficar atento. Pensando nisso,o Procon-SP apresenta algumas dicas para evitar dor de cabeça. Confira:
– É importante ter total controle sobre a conta bancária e verificar se o saldo estará disponível nas nas datas dos débitos;
– O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;
– Consulte sempre a conta por meio de saldos e extratos e marque as contas pagas para garantir um controle maior;
– Confira se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”.
– Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender;
– Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita;
– O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira;
– Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
Fonte: Portal Governo de São Paulo