Se você trabalhou no Posto Morgado nos anos 80 e 90, pode ter alguma diferença a receber dos planos econômicos Bresser, Collor e Verão.
O departamento jurídico do SINPOSPETRO-RJ firmou um acordo com o posto para que os trabalhadores recebam as perdas salariais provocadas pelos planos econômicos.
Com o objetivo de conter a inflação, os governos adotaram medidas severas, resultando em prejuízos significativos nos salários dos trabalhadores.
Processo
O processo tramita desde 1994, mas só agora a Justiça decidiu pelo pagamento das diferenças dos planos econômicos.
Como o processo tem 30 anos, o departamento jurídico precisa localizar os funcionários que trabalharam no Posto Morgado entre 17 de dezembro de 1988 e 17 de dezembro de 1993.
Apenas os trabalhadores que receberam salários inferiores à aplicação dos reajustes, na época da implantação dos planos econômicos, terão direito às diferenças.
Além das diferenças salariais das perdas dos planos econômicos, a empresa recolherá o valor da cota previdenciária sobre o pagamento.
Planos econômicos
As décadas de 1980 e 1990 no Brasil foram de crises econômicas marcadas por PIB baixo e inflação alta. Os governos lançaram os planos econômicos e alteraram os cálculos das correções monetárias.
Os planos econômicos ocasionaram perdas para os trabalhadores que tiveram os salários congelados. Várias categorias entraram na Justiça para reparar as perdas e garantir os seus direitos.
Departamento jurídico
Apesar da sentença favorável, o sindicato não tem como localizar os ex-funcionários que trabalharam no Posto Morgado entre dezembro de 1988 a dezembro de 1993.
Se você trabalhou no Posto Morgado nas décadas de 80 e 90 entre em contato com o departamento jurídico do sindicato pelo WhatsApp (21) 97020-9100 ou pelo telefone (21) 2233-9926.
Leia também: Maio Lilás: Fecomerciários divulga cartilha sobre Custeio Sindical