São Paulo chega a um acordo histórico entre empregados e empregadores da enfermagem para a aprovação do Piso Salarial da categoria, em convenção coletiva.
Após muita resistência e manifestações, SinSaúdeSP – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de São Paulo e sindicatos patronais finalmente chegaram a um denominador comum, celebrando a aprovação em Assembleia geral dos trabalhadores no último dia 17 de julho.
O Presidente do SinSaúdeSP, Jefferson Caproni, afirmou que a aprovação do Piso Salarial enfermagem é um grande passo para a defesa do emprego e salário digno para a classe que esteve na linha de frente no combate à pandemia Covid-19. “Concretizamos a recomendação do Ministro Barroso, que estabelece que o acordado prevalece sobre o legislado”, afirma o líder sindical.
De acordo com o sindicalista, além do Piso Salarial enfermagem foram ajustadas cláusulas sociais e econômicas, incluindo um aumento de 40% no Auxílio Creche, que estavam em descumprimento desde maio. Com a aprovação, as instituições privadas terão um prazo de 60 dias para ajustar sua realidade e orçamento.
Jefferson ressalta ainda que o acordo é visto como uma vitória para a classe da Enfermagem em todo o país. “Há muito tempo lutamos por melhores condições de trabalho e salários mais justos e a aprovação em São Paulo pode servir como um exemplo para outras regiões do país que ainda enfrentam desafios semelhantes”, finaliza o sindicalista.
Leia também:
Sindicalistas debatem atualização do movimento na Força Sindical MT