A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, para cumprir 11 mandados de prisão preventiva contra envolvidos no ataque a Brasília do 8 de janeiro. Os agentes procuram 27 endereços com mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, além do Distrito Federal, informa ainda o site da instituição.
O objetivo é identificar golpistas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos contra os edifícios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo, por “pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições”, segundo a PF.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informa a PF.
De acordo com a corporação, “as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”.
A PF pede aos cidadãos que tenham informações “sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF”, que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Idosa terrorista presa
Entre os criminosos alcançados pela Polícia Federal nesta sexta, os agentes prenderam a idosa Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, que de Tubarão (SC), que estava entre os terroristas que atacaram Brasília. Ela dirigiu ameaças ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
“Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, sugeriu a idosa terrorista. A mulher já tinha sido condenada por tráfico de drogas e em 2014 foi alvo de um processo que corre em sigilo no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, além de responder por crimes de estelionato e falsificação de documento público.
Nesta sexta, os mandados de prisão são os seguintes, por estado:
SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2
Os mandados de busca e apreensão:
SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4
Fonte: Rede Brasil Atual