Além da cartilha denominada “Atos Antissindicais: O que Fazer?” lançada em alusão ao Maio Lilás e abordada pelo Dia a Dia Comerciário de ontem, 15, a campanha de iniciativa da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho (MPT) também destaca a importância da participação dos jovens nos Sindicatos através do tema: “Dê um play nos seus direitos”.
Para tanto, estão previstos eventos sobre sindicalismo e juventude em São Paulo, organizado em conjunto pelo MPT e pelo “Fórum das Centrais Sindicais”, publicação de posts nas redes sociais, além de outros eventos regionais. A escolha do tema da campanha se dá em um contexto de queda da participação de jovens em atividades sindicais.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de filiados em Sindicatos com idade entre 16 e 29 anos caiu de 3 milhões para 1,3 milhão entre 2012 e 2022, o que representa queda de 55%.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “A participação dos jovens é fundamental para o desenvolvimento dos Sindicatos. Eles são o futuro do Brasil”.
Leia também: Sindieventos Bahia participa de debate sobre trabalho na cultura
Curso da Fecomerciários desperta o sentimento de pertencimento nos sindicatos filiados