
Padeiros SP realizam Seminário de Planejamento e Organização para 2026
O Sindicato dos Padeiros de São Paulo realizou de 10 a 13 de dezembro de 2025, na Colônia de Férias de Caraguatatuba, um Seminário de Planejamento e Organização para 2026.
A abertura do evento na quinta-feira, 11, foi realizada por Chiquinho dos Padeiros, presidente do Sindicato e da Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Confeitarias e Padarias (Febrapan) e Secretário Nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT, e contou com as presenças e participações de dirigentes sindicais de vários estados brasileiros, de entidades filiadas à Febrapan.
O Seminário visa promover o intercâmbio de informações entre sindicatos de padeiros de todo o País, com apresentação de suas ações, conquistas e propostas para a categoria, e debater temas atuais e relevantes do mundo do trabalho para o movimento sindical, a classe trabalhadora e a sociedade brasileira em geral.
A primeira palestra de quinta, 11, foi com o advogado Clóvis Renato, doutor em direito com tese sobre os direitos fundamentais em âmbito sindical. Dr. Clovis destacou os temas:
- folga quinzenal aos domingos para as mulheres,
- ações da Febrapan em defesa dos direitos da categoria e
- andamento do debate, inclusive no âmbito do STF, sobre a contribuição assistencial.
A segunda palestra foi sobre o tema INSS para o movimento sindical com dr. Felix João Cavalle (Analista do Seguro Social – Assessor Técnico Especializado do Programa de Educação Previdenciária – Superintendência Regional do INSS Sudeste I – SP).
O palestrante destacou a grande participação, as diversas dúvidas que foram esclarecidas, os relatos de situações envolvendo a Previdência, as críticas e as sugestões.
“A Previdência Social é um direito fundamental, que garante proteção aos trabalhadores e suas famílias nos momentos de maior vulnerabilidade. E essa parceria do INSS com o movimento sindical tem uma relevância muito siqnificativa, pela capilaridade e proximidade que as entidades têm com os trabalhadores, podendo atuar como canais de comunicação e orientação. Essa interação é essencial para democratizar o acesso às informações previdenciárias”, diz Felix João Cavalle.
Os participantes da palestra, segundo Cavalle, poderão atuar agora como disseminadores das informações, “ajudando a assegurar direitos e construir uma rede mais eficiente e justa de proteção previdenciária para os trabalhadores e suas famílias”.
A terceira palestra, realizada na sexta, dia 12, foi com o Dr. Hudson Marcelo da Silva (Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Direito Processual Civil pela PUC-Campinas, advogado especialista em Direito Sindical e mestre em Filosofia pela Unicamp).
O tema da palestra foi Defesa da CLT e Contrato de Trabalho em Carteira Profissional.
No sábado, 13/12, o Dr. Celso Marzano, urologista clínico e cirúrgico, terapeuta e educador sexual, fez palestra sobre envelhecimento, câncer de próstata, câncer de pênis, andropausa e sexualidade.
Na sequência, a psicóloga Samanta Marzano, educadora e terapeuta sexual, também falou sobre envelhecimento e deu dicas importantes sobre a prática dos relacionamentos, parceria sexual, autoestima, sentimentos e emoções.
Identidade Sindical
No encerramento do Seminário, no dia 13, foram entregues as carteirinhas de Identidade de Diretor(a) Sindical para os integrantes da nova diretoria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo.
Leia também: Carta alerta riscos ao FAT e cobra medidas urgentes



